terça-feira, 20 de novembro de 2012

Por isso , os vereadores do Rio deveriam ser independentes. Mas não são !

Antes da Câmara aprovar projeto, Paes já criou a estação BRT Golfe Olímpico .Projeto na Câmara quer transformar terreno verde na Barra em hotéis e campo de golfe.


A polêmica envolvendo a construção de um campo de golfe e de um complexo hoteleiro na Praia da Reserva (Zona Oeste) ganhou novo episódio hoje. Enquanto o prefeito Eduardo Paes defendia a aprovação dos projetos dizendo que a cidade sairá ganhando, um grupo de manifestantes reuniu-se na porta do Itanhangá Golf Club para protestar contra os dois empreendimentos.


Curiosamente, o prefeito ainda defende a aprovação dos projetos que permitirão a construção do mega campo de golfe. Mas, sua certeza com relação à abertura desta área de esporte é tanta que já existe - embora ainda permaneça fechada - a estação do BRT chamada Golfe Olímpico. A questão que Paes parece não se preocupar é que este terreno continua sendo motivo de litígio judicial.

Apesar disto tudo, o prefeito nesta terça-feira garantiu que "o Rio sai ganhando com o novo campo de golfe e com o resort". Segundo ele, "as pessoas tem mania de dizer que não se pode construir em Áreas de Preservação Ambiental (APA). Mas pode sim, só que com ressalvas", explicou, tentando minimizar o fato de o terreno onde o complexo será construído pertencer à APA de Marapendi.

A área deste suposto campo de golfe tem cerca de um milhão de metros quadrados, e fica na beira da Avenida das Américas. Ela é motivo de uma antiga briga judicial entre a Elmway Participações Ltda. do auditor da Receita Federal Vanildo Pereira da Silva e o conhecido grileiro de terra, Pasquale Mauro. É com Pasquale e a empresa RJZ Cyrela que o prefeito negociou o uso do terreno para o campo de golfe.


Pelo projeto de Lei enviado à Câmara de Vereadores para aprovação, uma área de 58 mil metros quadrados, hoje considerada Zona de Conservação da Vida Silvestre (ZCVS), será liberada para o campo de golfe. No mesmo projeto, como contrapartida à cessão da área para o campo de golfe, o prefeito propôs a mudança do gabarito de forma a permitir a construção de 22 espigões com 22 andares cada um para serem explorados pela Cyrela e o italiano. A questão é que a Elmway, através do seu advogado, Sérgio Antunes Lima Junior já anunciou que tem outros planos para o terreno. Ou seja, ela ganhando a disputa judicial, o campo de golfe não se torna realidade.


Eduardo Paes encaminhou projeto à Câmara de Vereadores para transformar a parte da APA de Marapendi em Campo de Golfe e Resort

Apesar de o projeto ainda estar em tramitação, sem data prevista para ser votado, a estação de Bus Rapid Transit (BRT) já está pronta, com placa na porta. Situada em frente ao terreno em questão chama-se 'Estação Golfe Olímpico'. Aliás, o terreno de tão grande, margeia duas estações. A segunda delas é a do condomínio Rio Mar.

COM ESSA PROMISCUIDADE ENTRE OS PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO NO RIO, A CERTEZA DO PREFEITO DE SEUS PROJETOS SERÃO APROVADOS É TOTAL . POR ISSO , EM TODOS OS LUGARES EM QUE HÁ DEMOCRACIA , A OPOSIÇÃO TEM QUE SER FORTE E COM A SABEDORIA CAPAZ DE APROVAR O QUE FOR BOM PARA O POVO E REJEITAR O QUE NÃO FOR DE INTERESSE COLETIVO.