domingo, 25 de novembro de 2012

70% das mulheres sofrem violência em alguma fase da vida.

O Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra Mulheres é hoje  e as Nações Unidas destacam que sete em 10 mulheres são vítimas de abuso físico ou sexual em algum momento da vida.

Já a Organização Mundial da Saúde, OMS, afirma que 30% das mulheres sofrem violência regularmente. A agência alerta para o risco que 2 milhões de garotas correm, por ano, de sofrer mutilação genital, considerada em muitas culturas um rito de passagem.

O Secretário-Geral da ONU divulgou uma mensagem, destacando que muitas vezes, os agressores ficam impunes, porque meninas e mulheres têm medo de fazer a denúncia.

Para Ban Ki-moon, os sentimentos de medo e vergonha devem ser combatidos e os "criminosos são os que devem se sentir desonrados, não suas vítimas". Ban apelou aos governos para que cumpram as promessas de acabar com todas as formas de violência de gênero.

A campanha "UNiTE para o Fim da Violência contra Mulheres", lançada pelo Secretário-Geral, busca alcançar cinco objetivos até 2015, incluindo o reforço da coleta de dados sobre violência; maior conscientização pública e mobilização social e combate à violência sexual em conflitos.

Nesta semana, a ONU Mulheres lançou a iniciativa "Commit", pedindo aos governos que se comprometam com a causa, destacando que 125 países tem leis que punem a violência doméstica. Mas 603 milhões de mulheres vivem em nações, onde esse tipo de abuso não é crime.