terça-feira, 13 de novembro de 2012

Ministro da Justiça critica sistema prisional brasileiro.


Responsável por parte das prisões do país, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, qualificou como "medieval" o sistema prisional brasileiro. “Se fosse para eu cumprir uma longa pena em um presídio brasileiro, preferia morrer”, afirmou, durante uma palestra com empresários em um hotel na Zona Sul de São Paulo.

Para Cardozo, a situação dos presídios é uma das razões para o aumento da criminalidade. Segundo o ministro, o sistema prisional brasileiro é capaz de transformar um pequeno infrator em um criminoso de alta periculosidade. “O sistema prisional é dotado de artifícios que o transforma em uma verdadeira escola do crime.”

O ministro também condenou o embate entre União e governos estaduais para assumir a responsabilidade pela falta de segurança. “Temos que parar com o jogo do empurra. Governo estadual e federal têm responsabilidade, sim”, afirmou durante o encontro.

Apesar de agora defender uma ação efetiva do governo federal, o Ministério da Justiça levou quatro meses para responder a um pedido de recursos do governo de São Paulo para reforçar o aparato de segurança do estado.

TEMOS QUE RECONHECER QUE O MINISTRO , DESSA VEZ , NÃO ERROU. UMA DAS CAUSAS , SE NÃO FOR A MAIOR , DO ELEVADO ÍNDICE DE CRIMINALIDADE NO BRASIL , É A POLÌTICA DESENVOLVIDA NO SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO.

A prisão perde todo o seu sentido de punir para recuperar ou , pelo menos , de usar de mecanismos capazes de promover ressocialização , conforme o crime e a pena , com o quadro de superlotação e ausência total de estratégias que deveriam ser promovidas pelo Estado. É um sistema falido. A Sociedade não percebe , mas ela é que sofre os reflexos desse descaso. 

Aliado ao frágil e caótico sistema prisional , está o elevado índice de corrupção a facilitar fugas e a contaminar o tecido social. Os presos , sem perspectivas , só podem pensar em fugir e retornar à deliquência . E como há o facilitador ...Prender por prender não resolve.Pode crer nisso !