sexta-feira, 9 de novembro de 2012

O MUTIRÃO PARA A POLITIZAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA.

Passadas as eleições municipais , inicia-se o processo para o pleito geral , a ser realizado em 2014 , ano de Copa do Mundo no Brasil , em que escolheremos deputados ( federais e estaduais ) , senadores , governadores e o Presidente da República. Em uma democracia jovem e frágil como a nossa , a participação dos que já perceberam que não há alternativa para se modificar o quadro geral de injustiça social no país que não seja pela ação política , torna-se imperiosa a nossa luta para esclarecimento dos que ainda não se deram conta da importância da ação conjunta da população nesse campo. Não importa se você é candidato a cargo eletivo ou não , se você pertence a um partido político ou não , se você tem ideologia conflitante com a nossa ou não ; o que vale é a persistência com o objetivo de politizar as pessoas. Sem isso , vamos continuar votando em quem não deve ocupar espaço de comando nos setores polítcos e administrativos.

Enfrentaremos as barreiras já conhecidas : desvio de foco para o futebol e o carnaval , massificação de propaganda de autopromoção dos governos ( agora , estadual e federal ) , preparação de pesquisas indutoras de votos ; patrocínio de megaempresários para as campanhas dos atuais detentores do poder ; as famigeradas urnas eletrônicas que não dão comprovante para possibilitar recontagem em casos de suspeita de fraude e outros expedientes avassaladores que acabam por desmotivar os que ainda tentar participar do processo político. Vamos enfrentar a inércia política , mas temos que insistir , sob pena de sermos coniventes. E , assim , estaremos praticando CIDADANIA.

Política não é sinônimo de eleição. Essa é um momento daquela. A eleição passa e a política fica. É necessário que lembremos a todos sobre a importância de se acompanhar , tanto quanto possível , a atuação dos parlamentares e dos governantes nas discussões e votações dos temas , pelo menos os de maior repercussão e de interesse coletivo. Só assim , poderemos fazer um juízo de valor sobre os candidatos que vão se apresentar em 2014 e que já estão com mandato , bem como os vereadores recém eleitos ou reeleitos.

Como eles se comportam ou se comportarão nos debates sobre assuntos como a Perimetral , o patrocínio das escolas de samba pela prefeitura no carnaval , o tratamento dado aos doentes consumidores de drogas , a transparência nos recursos usados nas obras ligadas à Copa e às Olimpíadas , o caso da dupla função de motoristas de ônibus urbanos , a agressão à área de proteção permanente na área de reserva biológica da Barra da Tijuca , o aumento abusivo das tarifas de ônibus , a distribuição dos royalties , a desenfreada e abusiva privatização dos serviços públicos de saúde e de educação , a privatização do Maracanã , a derrubada da Casa do Índio , a alteração no modelo de aposentadoria entre outros.Listamos, principalmente os temas locais, para servir de maior estímulo , pois afetam , mais diretamente , na visão de quem não está ligado à prática política. Será um começo.

Como estamos vivendo a " era " da falta de oposição no Brasil , os governos federal , estaduais e municipais " deitam e rolam " ; fazem " acertos espúrios " com megaempresários , superfaturam , patrocinam mensalões e mensalinhos , compram partidos e entidades de classe , cooptam grande parte da Mídia e de lideranças religiosas e praticam diversas formas que inflam a prática de corrupção e de desmandos. Por isso , precisamos tentar esclarecer , de forma gradativa , serena e crescente , a população , para que ela perceba o quanto está sendo alimentadora desse quadro de roubalheira e de permissividade que dominam o cenário brasileiro nos três poderes e em todas as esferas de atuação do sistema corrompido e cruel com a sua mania de achar que não tem compromisso com a política. É hora de fazermos um mutirão para POLITIZAÇÃO DOS CIDADÃOS , sem o que não serão VERDADEIROS CIDADÃOS.