sábado, 28 de abril de 2012

A polícia chegou ! Há um corre-corre de empresários da Delta e políticos do Rio ! O que houve ?



Por que, de repente, Fernando Cavendish, maior acionista da Delta Construções, largou a sua empresa, que tem contratos milionários com a Prefeitura do Rio, com o Governo do Estado do Rio, com obras do PAC e outras do Governo Federal?

Por que a Delta abandonou o consórcio responsável pela "reforma" do Maracanã, cujo valor já ultrapassa 1 bilhão de reais, há pouco mais de uma semana ?

Por que a Delta, agora, também abandona o consórcio responsável pelo projeto da Transcarioca - corredor expresso de ônibus que ligará a Barra à Ilha do Governador ? O povo quer saber ! Não é tudo muito esquisito ? Já viram empresa não querer dinheiro? Pois é...

Esses fatos estão cheirando muito mal. O corre-corre de Cavendish e da Delta parece ter o intuito de "proteger”' figuras como o governador e o prefeito do Rio. É a impressão que dá, posto que suas relações com os empresários Cavendish e Eike são muito íntimas, segundo noticiário.

Por que o PT e o PMDB não querem que as apurações da CPI cheguem ao Rio de Janeiro ? Esses partidos, orientados por Lula, desejam circunscrever as investigações ao centro-oeste brasileiro. Por que ? Os maiores contratos da Delta estão no Rio, e não, naquela região.

O mesmo corre-corre é efeito do escândalo desencadeado pela Operação Monte Carlo da Polícia Federal que tornou pública a relação do bicheiro Carlinhos Cachoeira com a Delta. No Rio, a empresa tem contratos com a Prefeitura ainda em andamento, como o do parque de Madureira (66 milhões de reais) e de melhorias viárias na zona oeste (63 milhões de reais). Segundo a Prefeitura, esses contratos não serão afetados. Ué, por que a Delta serve para uns e não para outros contratos ? Por que Ela fica sem os contratos mais caros ? Essa confusão deve ser esclarecida por membros da empresa Delta, pelo Prefeito e pelo Governador. Se não, haverá suspeita...

O projeto da Transcarioca está orçado em 798 milhões de reais (muito dinheiro, não é ? Apesar de, apenas 42 % serem da Empresa em tela, que motivo a levaria a abandonar o empreendimento do governo ? Empresário não gostar de muito dinheiro não pode ser. E o que pensam os demais acionistas ? Será que autoridades temerosas "pressionaram" a Delta ? Esse mistério tem que ser desvendado. E rapidamente; antes das eleições de outubro. Se não, ficará como o do Mensalão do PT..

Além de obras do PAC, a Delta ainda tem contratos no Rio com a Petrobrás, para obras que estão atrasadas na Reduc e no Comperj. A Delta é suspeita de superfaturamento nas obras do Arco Metropolitano, que ligará Itaguaí a Itaboraí. A tendência é que Ela saia das grandes obras, porque estamos em ano eleitoral e isso prejudicaria a reeleição de prefeitos e a eleição de alguns vereadores. Como serão bancadas essas campanhas eleitorais ? É a pergunta que não quer calar.

O Governador e o Prefeito, tão agressivos em suas falas, quando alguém parece prejudicar seus governos, seja em greves ou simples posicionamento contrário aos seus, agora se calam. Esse silêncio sepulcral dos dois nos deixa muito desconfiados com o desenrolar dos acontecimentos. Os mesmos que chamam professores, médicos e bombeiros de bandidos e vagabundos; que dizem ser "poesia" defender patrimônio cultural e a preservação ambiental estão caladinhos, caladinhos. Por quê ?

Nas décadas dos anos 50 e 60 do século passado, havia um político em São Paulo que tinha como "slogan" usado por seus adeptos: "Ele rouba, mas faz". Era uma alusão às inúmeras obras que ele executava, a despeito do elevado índice de corrupção, de superfaturamentos, de ausência de licitações e de renúncias fiscais em seu governo. Para defender sua administração corrupta, os seus correligionários usavam esse argumento: "rouba, mas faz". Será que, passados cerca de 60 anos, estamos vivendo coisa parecida ? Será que o desespero de Lula contra essa CPI tem as mesmas razões que motivam o desespero e o silêncio inaceitável das autoridades do Rio ?

Onde há muitas obras, há a possibilidade de muitos crimes contra o dinheiro público. Será que estão se aproveitando da Copa e das Olimpíadas para facilitar o enriquecimento ilícito ? Vamos aguardar ! Mas o corre-corre da Delta e de Cavendish e o silêncio das autoridades do Rio de Janeiro são estranhos. Cabe à Mídia e à Sociedade "cobrar" o aprofundamento das apurações, doe a quem doer. Essa pode ser a oportunidade única para reduzir o elevado patamar de corrupção e de roubalheira em nosso país. Se contarmos, apenas, com a CPI, pouco ou nada obteremos desse mar de lama. Esses deputados e senadores que comandam a CPI... melhor nem comentar...