quinta-feira, 26 de abril de 2012

A burrice dos que se dizem apolíticos e a virtude dos que lutam !



Pau que nasce torto não tem jeito , morre torto ! Os incomodados que se mudem ! Isso não tem solução ! Política não se discute !

Essas frases velhas e desmoralizadas pela história dos países em que a cidadania e a democracia caminham lado a lado foram produzidas , ao longo do tempo , pelos detentores do poder nas sociedades de baixa politização para manter o " status quo" e se sedimentaram nas mentes de alguns desavisados ou pouco atentos. Dizem que uma mentira muito repetida tende a ser vista como verdade . É , pode até ser. Depende dos olhos , dos ouvidos e da mente de cada um. Já houve uma frase que marcou uma época em nosso país , quando alguns se insurgiram contra o domínio vigente : " Brasil , ame-o ou deixe-o ! " Não é uma frase pobre , embora cheia de cunho político ditatorial ? Significava que , se você estivesse contra as atitudes dos déspotas de então , não deveria questionar , mas abandonar o país para não incomodar os governantes . Vale dizer que não poderia haver oposição no Brasil. Eles não percebiam que um governo é mais forte e mais eficiente quando tem uma oposição forte e atuante que o acompanha e fiscaliza. Mas esse entendimento não cabe aos déspotas nem aos corruptos. Hoje , são os corruptos que rejeitam a existência de oposição.

Nessas condições , quem vive mal continua mal e deve assim permanecer , sem reclamar , sem incomodar , sem ser antipático .Os que se beneficiam das amarguras da maior parcela da população e fomentam o desinteresse por movimentos reivindicatórios devem continuar se locupletando desse estado de coisas , dessa pasmaceira da sociedade , dessa letargia coletiva . Promovendo a apatia e a inércia pela política , os beneficiários das grandes transações se sentem seguros para implementar mais safadeza contra os cofres públicos e se apossam do Poder Público subrrepticiamente. Contam com o apoio de parte da mídia , através de programas humorísticos aparentemente inocentes e de telejornais tecnicamente bem montados para incutir em nossa mente que a roubalheira e a corrupção são características do nosso povo e que , por isso , não serão condenadas depois de se passarem duas semanas . Segundo eles, todo brasileiro é potencialmente corrupto e ladrão e gostaria de estar no lugar dos denunciados , já que , embora temporariamente criticados , não serão punidos e poderão usufruir dos frutos de seus crimes. Isso não é verdade , como não é verdade dizer-se que todo político é ladrão. Já dizia Nélson Rodrigues :> " Toda unanimidade é burra !" . Significa que toda generalização , se não for burra , corre o risco de cometer injustiça.

O " sistema do mal " implantado no Rio e no Brasil como um todo usa o financiamento de campanha eleitoral como um dos meios de ter o político com o " rabo preso". Depois de eleitos , membros do Executivo ( prefeitos , governadores e Presidente da República ) e membros do Legislativo ( vereadores , deputados e senadores ) não estarão mais com suas convicções de bem coletivo , se é que as tinham , pois terão que retribuir o que receberam dos seus " patrões". Eles não terão mais independência ; não pensarão por si. Eles obedecerão ! Surgem , desse modo , os tráficos de influência , as informações privilegiadas , os superfaturamentos em compras de insumos e em obras , as renúncias fiscais ,as expedições de licenças proibitivas e outros expedientes facilitadores do enriquecimento ilícito de todos os envolvidos , aumentando o seu patrimônio exponencialmente à custa dos inúmeros impostos abusivos que pagamos.

Em conluio com os maus empresários , os maus governantes combinam o atraso no início ou na execução de obras ou de compras para hospitais , escolas públicas e para outros setores da administração para justificar as " malditas" situações emergenciais que serão motivo de dispensas de licitação e de controle. A corrupção encontra terreno fértil , prolifera e contamina todos os mecanismos de funcionamento financeiro dos órgãos públicos. E o nosso dinheiro é transferido do nosso bolso para as contas bancárias desses delinquentes de terno e gravata..

Quem são os responsáveis por esse quadro deplorável ? De um lado , os chefes do poder executivo que , por si , ou por seus secretários ou ministros , ordenam despesas. De outro , os que deveriam fiscalizar , como vereadores e deputados. Mas , quem escolhe esses elementos que se corrompem ? Nós. Como é feita essa escolha ? Através do voto. Ora , então , um cidadão eleitor que abre mão de escolher bem , de se informar sobre política , de debater e questionar os maus políticos é conivente com esses crimes. Nas sociedades democráticas , o voto é o maior símbolo da cidadania . É a forma legítima , ordeira e pacífica de você reprovar o político ladrão ou corrupto e apostar nas mudanças , ou , ainda , premiar os bons. Se você se diz apolítico e disso se orgulha , ainda que indiretamente , você é responsável pelo mau funcionamento dos hospitais , das escolas e do trânsito , pela indústria das multas , pelo desperdício do dinheiro público que afeta a todos , inclusive a você. Ao dizer que é apolítico e se abster , você faz o jogo deles. E eles dão gargalhadas de sua ignorância política, porque você , sem saber , é o eleitor deles , é o politizado ao sabor deles.

Os que denunciam e lutam , usando os meios disponíveis são vistos como derrotistas ou mal humorados . Há até os imbecis que chegam a vociferar : " Esses caras reclamam , mas não resolvem. Falar é fácil ; quero ver fazer ".É evidente que os que estão apontando os erros ou os roubos não estão em condições para resolver. Não lhes cabe , enquanto fora do poder , impedir a delinquência ou o erro. Seu papel é esse: conscientizar os que não acompanham as ações do Executivo e do Legislativo. E devem ser aplaudidos pela sociedade. Líderes como Martin Luther King , Mahatma Ghandi e Nelson Mandela lutaram em sua época contra os absurdos em seus países e ficaram na memória de todos nós. Você não precisa ser um deles , mas , no seu limite , pode fazer a sua parte e não ser um omisso ou idiota , manipulável pelas informações tendenciosas dos que desejam a sua inécia e se perpetuar no Poder.

Em outubro desse ano , vamos escolher prefeito e vereadores. Tome cuidado ; analise ; pesquise ; informe-se a respeito da história de vida de cada um postulante. Não venda o seu voto ; não se abstenha das discussões e do voto e não aceite benesses. A instalação de quebra-mola e de pontos de luz ; a colocação de asfalto ; a poda de árvores ; o tapa-buracos são obrigações de prefeito , e não , ações de um legislador ( vereador ou deputado). Aliás , VOCÊ JÁ PAGOU PARA TER ESSES SERVIÇOS. Não é favor algum .. Pense ! Para , depois , não reclamar ou colocar a culpa na POLÍTICA que não deve pagar pelos seus erros de escolha ou de omissão.,