quarta-feira, 11 de abril de 2012

Onde está a Pacificação ? O pavor continua. A população não confia no Estado...

Apesar do policiamento reforçado, o comércio amanheceu fechado no Morro da Mangueira, na Zona Norte do Rio, nesta quarta-feira. A comunidade conta com uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) desde novembro do ano passado. Na Radial Oeste, uma das principais vias da Zona Norte, também há lojas fechadas.

A ordem para que os comerciantes não abrissem suas portas teria partido de traficantes de drogas e seria um luto forçado devido à informação de que o traficante Wagner da Silva Assunção, conhecido como WG ou Sargento, teria sido morto, no sábado. Ele é apontado pela polícia como gerente das bocas de fumo na Mangueira e também no Tuiuti.

As lojas fechadas na Mangueira
As lojas fechadas na Mangueira

O recado dos traficantes aos comerciantes foi passado por um rapaz de bicicleta. Ele passou várias vezes pela Avenida Visconde de Niterói, gritando para os comerciantes:
- Agora acabou o amor, agora é bala neles!
- Mandaram fechar e a gente tem que fechar. Mas não posso falar mais nada - disse um comerciante do Buraco Quente.

Uma van com 15 pessoas deixou a Mangueira no fim da manhã. Elas estariam indo para o enterro de WG. Uma mulher estava no veículo apontou para um dos PMs e disse:
- Vai morrer!

Os carros da PM circulando na comunidade
Os carros da PM circulando na comunidade Foto: Guilherme Pinto / Extra

O policial aproximou-se dela e houve um início de bate-boca. O PM, porém, foi contido por uma colega de farda.
- Mandaram fechar e a gente tem que fechar. Mas não posso falar mais nada - disse um comerciante.( Fonte : Extra )




Mais e mais policiais nas favelas. Por que não se impede a entrada de armas e drogas nessas comunidades ? Todos sabem de onde elas partem e quais as suas rotas.Por que não atuar nessas trajetórias e evitar que as pessoas que moram nesses lugares estejam sempre submetidas aos conflitos entre policiais e bandidos?

As pessoas ficam humilhadas e os bandidos continuam a exercer suas práticas delituosas e ganhando muito dinheiro.

Agora , o Estado ficou desmoralizado na Mangueira. A população não crê na força policial para coibir as represálias dos bandidos. É o fim do Mundo. Há algo de errado nessa política de Segurança Pública no Rio . Muito confronto , muitas apreensões , mas a bandidagem não desaparece.E o medo permanece na Sociedade que já não tem muita esperança em dias melhores.