segunda-feira, 9 de maio de 2011

PARA QUE SERVEM OS GOVERNANTES DO RIO ?

Hoje , deparamo-nos com a manchete nos jornais " ZONA OESTE TERÁ ESGOTO PRIVATIZADO ". A responsabilidade pela coleta , pelo tratamento e pela ampliação das redes de tratamento de esgoto de 1,7 milhão de moradores do Rio será transferida da Cedae para a iniciativa privada. A medida abrangerá 21 bairros da Zona Oeste , localizados entre Deodoro e Santa Cruz , onde apenas 50 % do esgoto são coletados e 4 % são tratados. A Cedae continuará responsável pelo fornecimento de água na Região e as contas serão únicas. No momento do pagamento , o valor referente ao tratamento de esgoto será depositado na conta da Concessionária.


O Secretário-chefe da Casa Civil do Estado alega que a privatização trará os benefícios que o setor público não teria como alcançá-los. É uma confissão de INCOMPETÊNCIA. Ao que parece , os atuais governantes do Rio assinam declaração de incapacidade na gestão dos serviços a eles confiados quando foram eleitos. As terceirizações e privatizações proliferam nas áreas mais nevrálgicas do interesse público como EDUCAÇÃO e SAÚDE. E , agora , ocorrerá privatização na COLETA DE ESGOTO. Os resultados dessas concessões não nos animam pelo que temos visto na prática , já que não há fiscalização nem controle por parte dos governos em relação às empresas. Nessa , a população é que sofre e paga o pato. A Supervia é um belo exemplo do que falamos.

Quando as concessionárias têm prejuizos , o Governo usa o dinheiro público para socorrê-las. Realmente , é " um negócio da China " como diziam os antigos , pois os empresários não arriscam nada. Se tudo der certo , eles ganham muito ; se houver problemas , o POVO entra com o dinheiro ( impostos) para sanar a questão.

Então, para que servem os governantes se, uma vez eleitos , transferem os serviços essenciais para terceiros ? A quem os governantes servem : à população hipossuficiente nessa relação ou aos empresários ?

Além dessa saída , transferindo responsabilidade na execução dos serviços , quando alegam não ter competência gerencial ou a têm de má-fé , eles lançam mão de outros artifícios como o de criar taxas para cobrir os " rombos" ( vide taxa de iluminação pública ) ou alteram regras para benefícios de servidores públicos ( vide proposta indecorosa de reforma da aposentadoria dos servidores do Rio ). E O POVO QUER SABER : A QUEM SERVEM OS GOVERNANTES ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário