segunda-feira, 30 de maio de 2011

INAUGURAÇÃO PRECIPITADA.

Há cerca de um mês , o Prefeito da Cidade do Rio inaugurou o viaduto Orlando Raso , no cruzamento das avenidas das Américas e Salvador Allende, na Barra da Tijuca , em meio a uma grande festa , na qual o próprio chegou a andar de skate para testar o asfalto . E foi aberto ao trânsito. Ocorre que , cerca de quase um mês depois da solenidade, o viaduto ainda não conta com rede de drenagem completa. Nesse final de semana , operários trabalharam no arremate das canaletas de captação de água de chuva.


Em razão das operações para tentar concluir uma obra que já foi inaugurada como pronta e para abrir espaço à circulação de maquinário e operários , uma faixa foi interditada , causando engarrafamento na Região. Especialistas em transportes criticaram a inauguração antes da finalização da rede de drenagem , pois o viaduto já apresenta alguns pontos de erosão e será necessário reforçar a rede e dar proteção extra ao gramado já plantado para não comprometer o resultado.

Um ex-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) salientou que "A boa técnica exige que se entregue a obra pronta, principalmente em se tratando da solução de engenharia escolhida , que é fazer as rampas do viaduto por terraplanagem. Quando se usa talude (plano inclinado que limita um aterro ) , a drenagem tem que estar em dia, caso contrário a água da chuva leva a terra embora". O viaduto é fundamental ao trânsito do local , mas a precipitação na inauguração poderia ser evitada.







Nenhum comentário:

Postar um comentário