quinta-feira, 26 de maio de 2011

MAIS UM GRITO PELA EDUCAÇÃO .

Quando tomamos conhecimento de que o Ministério da Educação adotou , nas escolas públicas , um livro que coloca , em segundo plano , a linguagem culta , percebemos que algo de podre estava por trás disso. O "SISTEMA " deseja que os menos favorecidos , em razão da política implementada no Brasil há séculos, se perpetuem na "marginalidade cultural". Quanto menos instruidos , menos reclamam ; ficam obedientes e a BANDA PODRE SE DIVERTE e ENRIQUECE.


É sabido que se deve respeitar a linguagem regional e as diferenças , mas não se pode abdicar dos conhecimentos que possibilitam a inserção nas camadas superiores do ponto de vista social , cultural e da instrumentalização do que é cobrado nos concursos e nas universidades do País. Na prova do ENEM ( Exame Nacional do Ensino Médio ) , por exemplo , não serão aceitas coisas do tipo " NÓS VAI " , " A GENTE FUMOS " , "OS OMI E AS MULÉS É JENTE BOA " e por aí vai. E o tal Exame é promovido pelo Ministério da Educação. Talvez essas expressões sirvam para a comunicação entre pessoas dos grupos afins ou para programas humorísticos como a "ESCOLINHA DO PROFESSOR RAIMUNDO" , mas , certamente , em uma redação ou em uma entrevista para seleção de candidatos a empregos não serão permitididas.

Além da criminosa intenção de "condenar" os alunos das escolas públicas a ficar no patamar social em que se encontram , a medida serve para justificar os fracassos na Política Educacional desenvolvida pelas autoridades . Um fato bem ilustrativo é a carência de professores na Rede Pública. Há falta de 10 mil docentes só no Rio de Janeiro. As denúncias da Professora Amanda Gurgel veiculadas no Youtube , nos jornais e na TV não mostraram nada de novo , a não ser a corajosa ação da ilustre colega. Foi um grito de revolta que ecoou pelo Brasil. A brava nordestina vocalizou o que todos os profissionais de Educação gostariam de falar. Pelo quadro que ela detalhou , justifica-se a evasão de professores da Rede Pública e a baixa quantidade de alunos que procuram carreira do Magistério nas Universidades.

Outra questão é que Professor não tem que receber essas réplicas do BOLSA FAMÍLIA como a que o Governo do Estado do Rio quer fornecer. O chamado Auxílio Qualificação seria dispensável se a remuneração dos professores fosse capaz de suprir as suas necessidades , as de seus familiares e ainda ter condições de se reciclar sem precisar de "ESMOLA EM CARTÂO". ISSO É UMA VERGONHA !

Outro ponto nevrálgico saiu na Imprensa . Em Campo Grande , há 9 meses , portanto desde 2010 , os alunos da turma 1201 do Instituto Sarah Kubitschek não têm aulas de Português (sem falar em Química).Por isso , devemos aceitar "NOIS PEGA OS PEIXE" ? Essa é a saída para o problema ? Na Escola Estadual Antonieta Bandeira, desde o início do ano letivo não há prodeffores de Sociologia, Filosofia , Matemática , Biologia e História.Em muitas unidades , alunos não têm Português e Matemática. Em outras , as provas de Matemática são feitas em casa. É ISSO MESMO : AS PROVAS SÃO FEITAS EM CASA. Há necessidade de um GRITO PELA EDUCAÇÃO NO BRASIL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário