sábado, 26 de maio de 2012

Se Você mora ou trabalha em Jacarepaguá , leia !


Vivemos em Jacarepaguá há 65 anos. Tivemos a oportunidade de conviver com os bondes que circulavam desde o Largo da Freguesia e o Largo da Taquara até Cascadura. Vimos o nascer e o sucumbir do sistema das lotações e a implantação do monopólio do transporte de ônibus até a chegada do sistema alternativo como o de ( vans). Acompanhamos o auge dos clubes sociais com suas programações de entretenimento , esporte e cultura , como o Jacarepaguá Tênis Clube ( Praça Seca ) e o Clube Olímpico ( Freguesia). Vimos nascer e crescer o Bandeirantes Tênis Clube , o Recreativo Português ( Taquara ) , o Valqueire Tênis Clube e o Country Club ( Praça Seca ) . Acompanhamos , também , a sua decadência. E sabemos as razões.

Testemunhamos a transformação das duas grandes áreas de horta cultivadas por portugueses , desde as proximidades da Rua Albano até a Rua Godofredo Viana , onde chamamos Mato Alto em conjuntos
habitacionais do IPASE e em favelas da Chacrinha e do Mato Alto.Vimos , com indignação , ser destruida casa de Cândido Benício .

Preocupamo-nos com o descaso em relação ao espaço onde existe a Colônia Juliano Moreira , onde temos um acervo cultural inestimável. E também com a casa da Baronesa da Taquara. Essa gente não gosta da
Cultura nem de Jacarepaguá. São os verdadeiros TALIBÃES .Querem apagar a nossa memória. Querem voto e nada mais . querem poder para se locupletar e nada mais. querem enriquecer a sua conta bancária e nada mais. São bandidos !

Jacarepaguá era , até os anos 60 e 70 , um bairro em parte residencial urbano e noutra parte , agrícola-rural .Seus rios eram límpidos , ricos em peixes e crustáceos ; suas lagoas , saudáveis ; seus morros e
encostas eram verdes e sem habitações humanas ; o trânsito fluia maravilhosamente ; a Praça Seca era o local de encontros dominicais ; os cines Baronesa,Ypiranga , Marajó , Tibiriçá , Cisne e Taquara eram
frequentados por grande público ; havia muitos campos de futebol como Curicica , Colônia , Pau Ferro , Nova Estrela , Parames , Breno da Silveira , Nova Aurora e Mangueirinha. O morador de Jacarepaguá tinha excelente qualidade de vida. Quem não se lembra das festas juninas do Retiro dos Artistas e das Igrejas da Penna e do Loreto ?

Com a chegada da especulação imobiliária , aprovada pelos vereadores que estão até hoje com mandato , o número de prédios residenciais , comerciais e industriais aumentou e trouxe , a reboque , os problemas
indesejáveis . Não somos contra o desenvolvimento , pois gera emprego e renda , mas há que existir planejamento na infraestrutura para suportar esse crescimento exponencial de prédios , de pessoas e de demandas , como lançamento de esgoto , o número de escolas , o número de hospitais , as vias para fluxo de trânsito , o trasnporte coletivo , a inibição de poluição ambiental , o aumento de oportunidades de lazer , de espaços culturais e esportivos , além do abastecimento de água potável e de outros serviços essenciais.

Como nada disso foi pensado pelos que são até hoje vereadores , deputados , e até prefeitos e governadores eleitos com base em Jacarepaguá, é grande o lançamento de poluentes nas águas pluviais.

Aliás, há trechos que nem sistema pluvial existe. A iluminação pública é caótica , apesar de , recentemente , os vereadores e o atual prefeito instituirem uma taxa de iluminação pública. O desmatamento , em razão da ocupação desordenada da terra e das encostas , agravou a poluição ambiental. As principais vias de fluxo de trânsito não suportam o número de ônubus , carros , motos e camihões. E ninguém aguenta mais !

Em relação ao Esporte , nada foi feito nesses últimos quatro anos. Construímos a Vila Olímpica do Mato Alto e eles inauguraram. Eles nunca pensaram em trazer uma Vila Olímpica para Jacarepaguá. Estão aí
desde 1992 e não deram nenhuma demonstração de interesse nesse campo .Defendemos a construção de mais duas, sendo uma no eixo Taquara-Curicica-Colônia-Camorim e outra no eixo Anil-Gardênia-Freguesia-Pechincha .

No setor Cultura , não temos um teatro em nosso bairro. Só temos o Centro Cultural Professora Dyla De Sá. Não há uma Bilblioteca Municipal ( a da Praça Seca está em condições desfavoráveis ). Perdemos os cinemas. Por nossa iniciativa , há uma Lona Cultural no Barro Vermelho , mas não é suficiente. Outras três devem ser construídas: uma no eixo Taquara-Curicica-Colônia-Camorim ; outra no eixo Freguesia-Anil-Gardênia Azul-Cidade de Deus e ainda outra no eixo Campinho-Valqueire. Há público para isso.E é dever do Poder Público incentivar a Cultura .Mas esses caras só trabalham com centros sociais e com mentiras ou obras superfaturadas. Acompanhem , pelo amor de Deus , quanto custaram a reforma do Maracanã , e as Transoeste , Tanscarioca , além de outras. Rouba, mas faz ? Essa não deve ser prática em País civilizado.

No setor educação , não temos uma escola técnica pública. O número de escolas de ensino médio é precário. Para onde vão os alunos que concluem o ensino fundamental em Jacarepaguá ? A rede municipal não cresceu nesses últimos 3 anos e meio. Há um débito dos governos municipal , estadual e federal em relação ao nosso bairro. Onde estão  os políticos que têm base aqui no bairro e os que são forasteiros , mas aceitos por liderranças que levam dinheiro para apoiá-los ?

O monópólio do sistema de transporte impede que tenhamos um METRÔ. Com o número crescente de carros , o BRT não resolverá. Quem viver , verá ! Isso só está servindo aos megaempresários da  Construção , aos  políticos que terão apoio financeiro em suas campanhas eleitorais e a mais ninguém. Em grandes cidades , esse sistema funcionou nos anos 80 . Hoje , são obsoletos.Mas quem brigará com as empresas de ônibus ?

Esses pilantras têm rabo preso e não podem falar! O setor agrícola sucumbiu.Vieram as favelas e , com elas , por absoluta incompetência dos gestores de segurança pública que deixaram as armas e as drogas chegarem às comunidasdes carentes , para depois  massacrá-las com caveirões , bopes , tapas na cara de inocentes pobres e constrangimentos para trabalhadores humildes, crianças , jovens , idosos e cadeirantes, instalaram-se o tráfico e as milícias,sob os olhares complacentes de membros do Poder Público que finge hipocritamente combatê-los, mas , na verdade , são cúmplices e , através deles , se sustentam no Poder. È uma forma de garantir eleição,atemorizando as pessoas humildes que vivem nessas comunidades sob comando de poder paralelo , mas não tão paralelo assim , pois está conivente com o Estado . Que horror! !
E essa gente ainda tem o apoio dos " ESCRACHAS " da comunicação na TV , insuflando a violência.

Não há integração no sistema de saúde. Os políticos eleitos pelo bairro são clientelistas há anos. Ocupam cargos no Tribunal de Contas do Município , na Assembléia Legislativa , na Câmara Municipal e em
cargos dos governos municipal e estadual . Desviam verbas , equipamentos , material e pessoal da saúde pública para seus centros sociais , enquanto o TRE e a administração pública fazem olhos de quem não vê. Através de centros sociais ou de benesses patrocinadas por delinquentes , passam por " pais do povo ", distribuindo frangos , dentaduras , cortes de cabelo em praça , medidas de pressão ou de taxa de glicose e coisas do tipo como colocação de brinquedos como pula-pula em praças e distribuição de doces e de brinquedos para crianças , adocicando a boca dos pais para amealhar votos dos humildes.

POBRE JACAREPAGUÁ : TÃO GRANDE , TÃO PODETOSO E TÃO EXPLORADO POR
DELINQUENTES DO PODER PÚBLICO ! ACORDA , JACAREPAGUÁ !


Célio Lupparelli