quinta-feira, 28 de abril de 2011

O MASSACRE DO PARADISO.

O condomínio Bosque Paradiso , na Estrada do Rio Grande , na Taquara , em Jacarepaguá , será desapropriado para a construção do Corredor Transolímpico. Na área de mata nativa são encontradas aves raras e inúmeros outros animais que deveriam ser preservados na Ecologia do Bairro , mas que ,com a ação predatória prevista , sofrerão mais essa tormenta pela ação desmedida do Homem que , depois , reclama da Natureza como se suas ações não provocassem as reações da Lei Normal da Existência. Será mais um MASSACRE À NATUREZA de forma desmedida e inconsequente. Não haverá respeito ao Meio Ambiente nem às pessoas que lá moram..


A intervenção trará riscos ambientais , já que o Projeto levará ao desmatamento de áreas próximas ao Maciço da Pedra Branca. O Original do Transolímpico previa a construção de um túnel sob o maciço , com 3800 metros de extensão , passando por baixo das moradias. O túnel foi encurtado para 1800 metros , com a construção de viadutos que cruzarão o condomínio citado , sob a alegação de economizar custos. Economizar para quem ? Quantas famílias terão toda uma vida de trabalho jogada por terra ? Como ficarão os laços afetivos daquelas pessoas que ali convivem há cinco anos , tanto do ponto de vista humano com os vizinhos quanto no relacionamento com o habitat que escolheram , sem que ninguém , anteriormente, lhes dissesse sobre o perigo da escolha ? Em nome de quem , podemos atropelar os valores das pessoas ? Será que deve ser sempre assim ? Nós ( Governo ) mandamos porque sabemos o que é melhor para vocês ? A arrogância com que as autoridades abordam o tema é de espantar. Em nome do interesse público , se tornam intolerantes ao diálogo e dissimulados.

No Recreio dos Bandeirantes , 40 famílias estão na Justiça contra o trajeto da Transoeste e questionam as indenizações que não são justas , pois os valores , segundo os moradores e proprietários , são irrisórios . Será que no Bosque Paradiso o tratamento não será isonomicamente negativo em relação ao pessoal do Recreio ? Até onde sabemos , as indenizações por parte do Estado nunca são compatíveis com os valores que esperamos.

O fato é que os prejuizos advindos de projetos não discutidos ( ou discutidos sob cllima de terror , sem oportunizar debates ) com os interessados para atender aos promotores dos Jogos Olímpicos de 2016 nos levam a pensar que seria melhor acompanhar esses eventos pela TV. A população não pode ser apanhada de surpresa com alterações de projetos , com medidas que só favorecem aos megaempresários , com iniciativas agressivas ao Meio Ambiente em uma Cidade que já tem seus problemas decorrentes do desmatamento e das ocupações irregulares , sem se ter a certeza de que os legados serão efetivamente compensadores.

A nossa vida já não é tão longa assim. Se nossos sonhos forem dilapidados; se nossos empreendimentos e nossas conquistas forem desprezadas e destruidas a cada governo que assume e inventa algo para mostrar serviço , será que o Estado está fazendo seu papel previsto no chamado Contrato Social dos filósofos que o defendem ? Ou será que o Estado está apenas a serviço de um grupo mais afortunado ? Há momentos que chegamos a pensar se vale a pena tantas mudanças na Cidade pelos inúmeros sacrifícios impostos aos cidadãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário