sábado, 30 de abril de 2011

CHURRASCO COM DINHEIRO PÚBLICO ?

Não somos contra o MST pressionar o Governo para realizar a reforma agrária , ocupando terras , dependendo de quais sejam e como sejam essas ocupações. Consideramos válidas as pressões sociais , reivindicando os direitos consagrados em nossa Constituição e que são fruto da História da nossa Sociedade , mas que ainda não foram atendidos por incompetência dos governos , má votande política , corrupção e por outros artifícios que concentram a riqueza nas mãos de uma minoria em detrimento da grande massa popular sofrida e desamparada . Muitas vezes, o grito é a única alternativa para sermos ouvidos ,O Censo feito pelo IBGE e publicado ontem revela as disparidades no País.


As greves , as paralisações em geral , as passeatas , os protestos diversos são chamamentos à realidade em que vivemos de Injustiça Social. São manifestações que desejam alertar não só os governantes , mas a população em geral para temas que parecem não ter importância , porém afetam muitas pessoas e , portanto, são dotados de dimensão enorme. Os gorvernantes precisam ser sensibilizados e até forçados sim a cumprir o seu papel, tudo dentro da legalidade.

Há , entretanto , uma distância muito grande entre os movimentos que brotam do seio popular e a manipulação político-partidária-eleitoral que alguns membros do Governo e do Partido do governo têm insuflado. É o caso que ocorreu recentemente na Bahia . Como explicar o fato de o governo da Bahia fornecer gratuitamente 600 quilos de carne por dia , e verduras para alimentar cerca de 3000 sem-terra que invadiram o prédio da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária , em Salvador ? Além disso , foi oferecida aos invasores uma infraestrutura com 32 banheiros químicos , dois chuveiros improvisados e toldos.Tudo pago com o nosso dinheiro (dinheiro público) decorrente da cobrança de impostos. Esse dinherio não seria para Educação , Saúde e outros serviços de interesse público ? Não são valores que serão fiscalizados pelos Tribunais de Conta?

O Governador da Bahia é do PT . Esse Partido é primo do MST . Então, o Governador da Bahia é primo do MST ? Seria uma nova modalidade de"nepotismo" ?

Há um clima de camaradagem entre os sem-terra e a Secretaria de Agricultura da Bahia que incomoda todo mundo. .Além de carne , foram fornecidos feijão e arroz.

Nas democracias , os movimentos que surgem dos grupos sociais não têm a generosidade estranha do que ocorreu nesse caso. Isso parece cooptação. Não há legitimidade nesses movimentos em conluio com o Poder Estatal. O papel do Estado não é estimular as invasões. É promover as negociações antes que os conflitos se instalem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário