segunda-feira, 1 de julho de 2013

Datafolha: aprovação do governo Cabral despenca.

As manifestações que aconteceram em frente ao apartamento do governador do Rio, Sérgio Cabral, e os vários outros protestos que mudaram a rotina da cidade nas últimas semanas são apontadas como as principais causas da queda em 30 pontos da popularidade de Cabral, segundo pesquisa Datafolha, em levantamento realizado na última sexta-feira (28/06). 
Na pesquisa realizada pelo Instituto, em novembro de 2010, Cabral atingiu o pico de sua popularidade, com 55%. Já no novo estudo, o governador obteve 25% de ótimo e bom, a menor pontuação da série produzida pelo Datafolha. A soma de ruim e péssimo é maior em 36%.As manifestações que aconteceram em frente ao apartamento do governador do Rio, Sérgio Cabral e os vários outros protestos que mudaram a rotina da cidade nas últimas semanas são apontadas como as principais causas da queda em 30 pontos da popularidade de Cabral, segundo pesquisa Datafolha, em levantamento realizado na última sexta-feira (28/06). 
Prefeito Eduardo Paes "pega carona"
A imagem do prefeito do Rio, Eduardo Paes, também sofreu as consequências das manifestações. O estudo do Datafolha revelou uma queda de 20% no índice de aprovação, desde agosto de 2012. No sentido contrário, a desaprovação subiu de 12% para 33%. 
A onda de protestos que tomou conta do Rio, por vários dias seguidos, foram motivadospela insatisfação da população carioca com os altos gastos com a Copa da Confederação, que teve ontem o seu desfecho, com a vitória do Brasil contra a Espanha, contra a mercantilização da educação, melhoria no sistema da saúde, redução da tarifa dos transportes públicos, entre outros temas.  
A pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda (01/07), constatou uma queda de 14 pontos percentuais, em apenas três semanas, na aceitação do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Em junho, Alckmin tinha 52% da avaliação positiva, reduzidos para 38% após os protestos. Subiu de 15% para 20% a número de entrevistados que consideram o atual governo péssimo ou ruim. 
Assim como aconteceu no Rio de Janeiro, o prefeito da capital paulista, Fernando Haddad, saiu com a sua imagem afetada. No mês de junho, ele tinha 34% de avaliação positiva, que caiu na última pesquisa para 18%. O prefeito Haddad foi considerado péssimo ou ruim para 40% dos entrevistados. Antes dos atos populares em todo Brasil, esse número era de 21%. 
A pesquisa Datafolha ouviu 1.723 pessoas em 44 cidades do estado, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. ( JB )
.