quarta-feira, 22 de maio de 2013

Há 6 meses sem RioCard, alunos da rede estadual pedem carona para ir ao colégio.

Sem o cartão de passagem que dá acesso gratuito aos estudantes nos ônibus do estado do Rio de Janeiro, uma parcela da rede estadual de ensino só consegue ir e voltar do colégio pedindo carona aos motoristas. O problema, segundo os jovens, é que muitos condutores se negam a deixá-los, mesmo uniformizados, entrarem pela porta traseira. A maioria cobra passagem.

No Colégio Estadual Vilma Atanázio, em Campo Grande, na Zona Oeste, e também no Colégio Estadual Presidente Dutra, localizado em Seropédica, na Baixada Fluminense, os alunos contam que receberam informações da Secretaria estadual de Educação (Seeduc) de que o material para confeccionar o cartão estava em falta.

Procurada para esclarecer o problema ao longo da semana passada, a Secretaria informou que a questão estaria sanada até o última sexta-feira (17). Nada foi resolvido. Nesta terça (21), a Seeduc fez nova promessa: os cartões devem ficar prontos até o fim deste mês. Faltam apenas dez dias para o mês acabar.

Sobre a falta de material para fazer o cartão de passagem, a Seeduc informou que não contava com o serviço da Riocard nem da Fetranspor. A própria Seeduc tinha a responsabilidade de fabricar os cartões. No entanto houve mau uso da matéria-prima e o material comprado foi usado para confeccionar carteirinhas de estudante. O que chama atenção é que a Seeduc não fabrica carteirinhas de estudante com tal plástico. ( JB )