sexta-feira, 17 de maio de 2013

Em 1 ano e meio, Governo do Rio fechou 49 escolas públicas.


Colégios fechados atendiam jovens que trabalham durante o dia e estudavam à noite.

Sob a justificativa de que está cortando gastos da Secretaria estadual de Educação, o secretário Wilson Risolia autorizou o fechamento de 49 escolas da rede estadual do Rio ao longo dos últimos 1 ano e 6 meses. A maioria das unidades funcionava em prédios da Prefeitura do Rio, à noite, e atendia jovens e adultos fora da idade regular do Ensino Médio.

Ou seja, as unidades fechadas eram destinadas aos alunos mais velhos: a maioria trabalha durante o dia e tem apenas a noite para suprir a deficiência educacional e concluir o Ensino Médio.
Das 49 unidades de educação que foram extintas, 31 funcionavam na capital, outras dez em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. A Baixada também não escapou dos fechamentos: quatro escolas de Japeri tiveram as portas fechadas, assim como três em Magé; e uma em Guapimirim. Há expectativa de que o número de unidades estaduais fechadas cresça ainda mais no ano que vem.

Secretário Wilson Risolia autorizou o fechamento de 49 escolas da rede estadual do Rio que funcionavam em prédios da Prefeitura ao longo dos últimos 1 ano e 6 mesesDiretora do extinto Colégio Estadual José Pedro Varella (Rio Comprido), por sete anos, a professora Maria João critica o fechamento das unidades e encarou a decisão do secretário estadual de Educação como uma manifestação de "descomprometimento com o ensino público".

"Tenho a impressão de que o governo está na contramão de aumentar o número de alunos nas salas de aula. Na escola em que eu era diretora eram 500 alunos matriculados e frequentando as aulas. A maioria não teve a oportunidade de estudar quando jovem. Então, estavam aproveitando a oportunidade durante a noite. Trabalhavam de dia e estudavam à noite. Quando o secretário anunciou o fechamento, muitos abandonaram, porque só conseguiriam transferência para escolas distantes", destaca a educadora.

Outro problema que chama a atenção no fechamento do Colégio Estadual José Pedro Varella é que muitos alunos eram oriundos do Morro do São Carlos e só conseguiram vagas para estudar numa unidade de educação localizada no Morro do Turano, de facção rival. Ambas as comunidades ainda estão em processo de pacificação.

"Como você vai mandar um aluno de uma comunidade na qual há resquícios de bandidos de uma facção rival à de outra? Os meus alunos tiveram medo diante desta situação de insegurança e eu os aconselhei a procurar a escola que fosse mais tranquila. O problema é que muitos tiveram dificuldades de encontrar escolas próximas de suas casas. São pais de família que querem estudar. Só isso. Mas o governo estadual não colaborou! Educação não é gasto. É investimento", critica.

Eis a lista de escolas fechadas no Rio pelo Governo do Estado:

Na Capital:

C.E. Coccio Barcelos ; C.E. Pedro Varela ; C.E. Francisco Cabrita ; C.E. Cícero Pena;

C.E. Clotilde Guimarães; C.E. Professor Souza Carneiro; C.E. Walt Disney; C.E. Roraima;

E.E. Edgar Werneck; E.E. Augusto Cony; C.E. Professora Silvia de Araújo Toledo;

C.E. Alfredo de Paula Freitas; C.E Astolfo Rezende; C.E. Brigadeiro Eduardo Gomes;

C.E Paulo da Portela; C.E. Professora Nilza Mendonça de Oliveira; C.E. República de São Tomé e Príncipe;

C.E. Rio de Janeiro; C.E. Washington Luis; EEES George Summer; EEES Professor Souza Carneiro;

C.E. Charles Peguy; C.E. Celestino da Silva; C.E. Equador; C.E. José Pedro Varella; 

C.E Sérgio Buarque de Holanda; EEES Benedito Ottoni; EES Evaristo da Veiga; EEES General Euclyades; Figueiredo

EEES LaudímiaTrotta; EEES Leitão da Cunha;

Em São Gonçalo:

E.E. Brigadeiro Antonio Sampaio; E.E. Alberto Silva; E.E. Lucio Tomé Feiteira;

E.E. Professora Henny de Mendonça Gama; E.E. Aurélio Quaresma; CIEP Professor Djair Cabral Malheiros;

E.E. José Augusto Domingues; E.E. Dr. Luiz Palmier; E.E. Alcebíades Peçanha; C.E. Sueli Mota Seixas;

Em Japeri:

C.E. JOAO XXIII; C.E. RIO DO OURO; C.E. ARMANDO DIAS; CIEP LUCIMAR DE S. SANTOS;

Em Magé:

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO PROFESSOR CARLOS CAMACHO; C.E. PROFESSORA LUIZA VIEIRA;

C.E. PARQUE DO IMPERADOIR;

Em Guapimirim:

E.E. SIMÃO DA MOTA;