terça-feira, 25 de junho de 2013

" CPI dos ônibus vai sair", dia Vereador.

Multidão promete lotar Câmara. Faltam apenas duas assinaturas para criação de Comissão.

A mobilização do vereador Eliomar Coelho(PSOL) em conseguir assinaturas para a criação da CPI dos ônibus está prestes a se tornar realidade. São necessárias 17 assinaturas, um terço dos 51 vereadores da Câmara Municipal, para que a comissão seja instalada. Eliomar diz que a Comissão deve sair,  e que esta terça-feira(25)  é o “Dia D” para a comissão: 

“Conseguiremos as duas assinaturas que faltam. A Câmara precisa urgentemente montar esta comissão. Um exemplo é São Paulo, que conseguiu a aprovação. E vamos conseguir”, disse o vereador, confiante. Mais de cinco mil pessoas estão confirmadas em um evento no Facebook para que o público lote as galerias da Câmara Municipal nesta terça, em sessão que começa às 18h.

As mobilizações começaram através do Movimento Passe Livre, que pedia pelo fim do aumento dos preços do transporte público em todo o Brasil. No Rio, o aumento foi de R$ 2,75 para R$ 2,95. Nesta semana, o prefeito Eduardo Paes voltou atrás. Eliomar aproveitou para criticar aqueles que chamam a CPI de “oportunista”, depois dos protestos que ocorreram no país nas últimas duas semanas: 

“Estou na casa há muito tempo, e sempre trabalhamos por maior transparência nos transportes. Antes de qualquer protesto, pedimos ao Tribunal de Contas do Município os contratos entre as empresas de ônibus e a prefeitura”, explicou Eliomar, que classificou como natural a reação de Luiz Antônio Guaraná(PMDB), líder do governo na Câmara. “Ele é líder, é o papel dele. Mas tem que ter o ônus de provar a transparência, não pode ter só o bônus”, finalizou.

Veja os que assinaram a lista.

Os nomes que assinaram a lista até esta segunda-feira são Eliomar Coelho(PSOL); Renato Cinco (PSOL);Paulo Pinheiro (PSOL);Júnior da Lucinha (PSDB);Jefferson Moura (PSOL); Reimont (PT); César Maia (DEM); Tio Carlos (DEM); Rosa Fernandes (PMDB); Leonel Brizola Neto (PDT); Carlos Bolsonaro (PP) e Teresa Bergher (PSDB). 

Outros vereadores se comprometeram publicamente a assinar a CPI em breve: Carlo Caiado (DEM), Márcio Garcia (PR) e Verônica Costa (PR). Esta última, inclusive, se envolveu em alguma polêmica ao anunciar que assinaria a lista para a criação da CPI e, na última semana, voltou atrás. Após pressão, Verônica voltou a se comprometer com Eliomar e vai assinar a lista.