quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Vejam como calar a imprensa. Fato concreto !

Vejam , antes do golpe da prefeitura , como " O DIA " tratava do assunto DENGUE !

MANCHETE 1 -Município do Rio já enfrenta uma epidemia de dengue.(Jornal O Dia de 19/09/2010)

O documento 'Análise da Situação Epidemiológica do Rio de Janeiro', a que O Dia teve acesso, mostra uma situação mais do que preocupante em relação à dengue. Segundo ele, ainda longe do verão, a doença já está fora de controle, e a cidade vive tecnicamente uma epidemia.


MANCHETE 2 -Faltam vistorias em residências. (Jornal O Dia de 08/01/2011)

Sob risco iminente de sofrer com uma epidemia de dengue, o município não cumpre recomendação do Ministério da Saúde de fazer, pelo menos, uma vistoria bimestral em cada imóvel. Em 2010, foram cerca de 4,2 milhões de visitas na cidade, segundo a Secretaria municipal de Saúde – só de domicílios são 2,1 milhões no Rio.


MANCHETE 3 -Demora no socorro e morte por dengue. (Jornal O Dia de 22/03/2011)

A insistência em buscar socorro médico não evitou que o aposentado Eugênio Garcia, 78 anos, morresse de dengue hemorrágica. O idoso faleceu sábado, depois de ser atendido por três médicos, em três dias diferentes, na UPA de Costa Barros.


MANCHETE 4 -Criadouros de mosquito são o foco do problema. (Jornal O Dia de 03/04/2011)

Enquanto os casos de dengue continuam a crescer na capital e 10 municípios do estado já enfrentam epidemia da doença, o abandono de possíveis focos do mosquito transmissor preocupa moradores.


MANCHETE 5 -Prefeitura ‘dá asas’ ao mosquito. (Jornal O Dia de 04/04/2011)

O número de casos de dengue não para de subir, mas o Disque-Rio (1746) parece não ter pressa de eliminar focos do mosquito transmissor.


MANCHETE 6 -Jovem morta por dengue. (Jornal O Dia de 13/05/2011)

A estudante Juliana de Souza Hudson Ferreira Ferraz, 17 anos, morreu terça-feira no hospital particular Memorial Fuad Chidid, no Engenho de Dentro, com suspeita de dengue hemorrágica.


Os trechos das matérias acima foram extraídos do Jornal O Dia, um dos mais aguerridos no que se referia ao acompanhamento dos absurdos cometidos pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, nas ações de controle da Dengue executadas na Cidade do Rio de Janeiro.

A partir de junho/2011, estranhamente, as matérias ficaram muito mais “light”, deixaram de apontar falhas.


O motivo disso está escancarado no Diário Oficial. Calaram um órgão da Imprensa de forma cruel e abjeta. Com dispensa de licitação, diga-se de passagem...


D.O. do Município do Rio de Janeiro do dia 09 de junho de 2011.

1.OBJETO: Prestação de serviços de divulgação de Campanha Contra a Dengue denominada Movimento Carioca por um Rio mais Saudável – Mobilização contra a Dengue, por meio de publicações em jornais e mídias eletrônicas.

2.PARTES: Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil e O DIA COMERCIAL LTDA.

3.FUNDAMENTO: Artigo 24, Inciso IV, da Lei nº 8666/93 de 21/06/93, com alterações pela Lei nº 8883/94, de 08/06/94.

4.RAZÃO: DISPENSA DE LICITAÇÃO, tendo em vista a emergência no atendimento.

5.VALOR: R$ 665.000,00 (seiscentos e sessenta e cinco mil reais)

6.AUTORIZADO POR: Maria Ozana Gomes.

7.RATIFICAÇÃO: Anamaria Carvalho Schneider.