quarta-feira, 7 de julho de 2010

ENSINO PÚBLICO ESTADUAL NO RIO É O SEGUNDO PIOR DO PAÍS

Como Professor Regente de turma e ex-Diretor de Escola Pública Municipal,acompanho há mais de 40 anos,a trajetória decadente do Ensino Público Estadual no Rio de Janeiro.E foi com a sensação de perplexidade e tristeza que assisti à entrevista melancólica da Secretaria Estadual de Educação para explicar o deplorável e humilhante desempenho da Rede Estadual no Ensino Médio,que está abaixo da Média Nacional e só é melhor do que ocorre no Estado do Piaui.



Os dados do MEC demonstraram,pelo Ideb 2009,a fragilidade do ensino no Rio de Janeiro em comparação aos demais estados do Brasil.Isso já era de se esperar,pois o QUADRO É DE CAOS.



A Educação Pública não é levada a sério pelas autoridades dos Governos e não provoca a reação da Sociedade principalmente porque ,em sua maior parte,atende às populações carentes que não contam com a vocalização dos meios de comunicação nem de outras entidades que deveriam defender os interesses dos menos favorecidos ou menos esclarecidos quanto aos seus direitos.EDUCAÇÃO DE BOA QUALIDADE É DIREITO DE TODOS !



Será que os políticos,os empresários,os doutores etc colocam seus filhos em escolas públicas?Claro que não.Podemos fazer uma analogia com a questão da Saúde...Quem pode tem PLANO DE SAÚDE e,quando precisa,procura hospital particular.Não precisa das Unidades Públicas de Saúde.Por isto,EDUCAÇÃO e SAÚDE não afetam os que são capazes de pressionar os Governos.E alguns políticos acham que Saúde e Educação não dão voto.



Lembro-me que,na década de 70,nós professores ficamos 6 meses em greve e nenhuma repercussão houve.Voltamos às salas de aula sem plano de carreira e sem melhoria nas condições de trabalho.A Sociedade não aderiu ao nosso movimento.



Nos países que emergiram e deixaram de ser subdesenvolvidos(este é o termo verdadeiro) ,a EDUCAÇÃO foi a prioridade dos seus governos e da sociedade.No Brasil,ainda não houve este "acordar".Fala-se muito,mas não se passa da fala à prática.Muitos políticos são proprietários de escolas particulares,talvez aí esteja um "lobby" que prejudica o Ensino Público.



Há anos não são construidas salas de aula pelos Governos Estaduais,tanto que,os alunos que terminam o Ensino fundamental vão para o Noturno,mesmo com 14 anos de idade,porque o Estado usa os prédios da Prefeitura à noite,sem despesa de água,luz,telefone etc.Os professores estão desmotivados porque ganham um salário incompatível com a relevância do seu trabalho para a Sociedade.As escolas não têm segurança,não há equipamentos didático-pedagógicos,não há supervisores nem orientadores educacionais.A Escola Estadual é um NADA !



Professores sem apoio e desmotivados,diretores sem recursos,salários aviltantes,insegurança,alunos sem acompanhamento de todos os lados;falta de pessoal de apoio:um PRATO CHEIO PARA A FALÊNCIA DO ENSINO PÚBLICO ESTADUAL.E a nossa Secretária fala superficialidades para defender seu CHEFE.Que POBREZA!



A ESCOLA ESTADUAL ainda sobrevive graças à abnegação dos docentes que retiram forças de sua vocação pelo Magistério para fazer o melhor possível,QUEM É PROFESSOR REGENTE SABE DO QUE ESTOU FALANDO !

Nenhum comentário:

Postar um comentário