segunda-feira, 31 de maio de 2010

FICHA LIMPA : AINDA HÁ SOLUÇÃO !

A Sociedade,através do Projeto Ficha Limpa,de iniciativa popular,com quase dois milhões de assinaturas,fez a sua parte,tentando moralizar as eleições no que tange aos participantes do pleito eleitoral de outubro de 2010.O Projeto chegou ao Congresso Nacional.

Os Deputados Federais e os Senadores usaram de todas as artimanhas para descaracterizar o teor do texto,alterando-o, tornando-o quase inócuo.No momento em que a credibilidade dos políticos se encontra abalada por motivos diversos,os parlamentares perderam a grande oportunidade de resgatar a boa imagem,tão necessária à Democracia.

Talvez a intenção destes deputados e senadores seja exatamente a de desmotivar os eleitores e manter o "status quo".É evidente que há congressistas que apoiaram a iniciativa popular,pois nada devem e nada temem.Mas,infelizmente,não foram, a maioria.Aqui,não discutimos a questão legal,mas a questão ética.A Sociedade reclama e alguma solução deve ser encontrada.

Apesar de tudo,não desanimemos! Ainda há duas concretas possibilidades de termos uma melhoria no quadro político nas eleições de 2010.A partir de amanhã,os Partidos Políticos têm que realizar as suas convenções para montagem das chapas e submetê-las aos Tribunais Regionais Eleitorais de cada Estado.É a vez dos Partidos Políticos.

Sabemos que não há vínculo entre o Povo e os Partidos.Muitos não passam de legendas eleitoreiras.Na maioria ,não há debate;os seus programas são muito semelhantes e ,em muitos casos,desrespeitados pelos próprios membros das suas Executivas.Muitos pré-candidatos nem conhecem os estatutos e os programas dos partidos aos quais estão filiados.
É a grande chance da depuração partidária ! É hora de os Partidos crescerem na avaliação popular,impedindo que os fichas-sujas ingressem ou permaneçam em seus quadros. Vamos acompanhar estas convenções com muita atenção...

Se os Partidos Políticos não cumprirem seu papel,restará ao POVO,e somente ao POVO,concretizar este sonho,selecionado bem os seus candidatos e votando de forma consciente e cidadã.Aliás,não haveria necessidade do Projeto enviado ao Congresso,se o eleitor tivesse esta atuação política e se os partidos tivessem critérios na seleção de seus candidatos,dentro da filosofia de seu Estatuto e de seu Programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário