sexta-feira, 14 de maio de 2010

Anastácia é uma mulata,pobre,moradora da Baixada Fluminense,24 anos,separada do seu marido há 7 anos.Tem dois filhos que estão sob a guarda do seu ex-marido.A Justiça decidiu que ela tem que pagar pensão alimentícia no valor de R$ 220,00 por mês.

Há um ano e dois meses,ela não cumpre esta obrigação legal,por estar comprovadamente desempregada.Como não tem especialização,sendo humilde e estando desorientada,ela dificilmente conseguirá emprego.Em consequência,hoje, ela está PRESA.

Sabemos que,se há alguma coisa que funciona e celeremente,na Justiça Brasileira, é a questão de alimentos para as crianças.Essa Lei tem eficácia e aplaudimos o fato de ela ser implementada, protegendo quem depende de sua aplicação firme,seja para ricos ou pobres.Quanto a isto,não há discussão.Quem nos dera que todas as leis deste País tivessem esta eficácia e semelhante isonomia!

A questão que nos incomoda é que não há empregos.O contingente de pessoas que terminam o Ensino Médio ou o Ensino Superior e que não entram no Mercado de Trabalho é coisa que deveria passar do discurso bonito para a prática de Governo como PRIORIDADE .Se quem tem escolaridade não se emprega,imagine a Anastácia! E tantas Anastácias existem por aí...

Gerar emprego e renda,através de estímulo ao empresariado, é atribuição de Governo,nas três esferas:federal,estadual e municipal.Os governos não podem empregar todo mundo,mas podem criar, em parceria com a iniciativa privada,mecanismos que aumentem as oportunidades de mercado de trabalho.

Devemos refletir muito sobre esta questão.Hoje,vi uma passeata no Centro da Cidade em direção ao prédio da Prefeitura.Eram os ambulantes que trabalhavam na área que foi incendiada e que vai ser usada para ampliar o terminal rodoviário.Quantas anastácias vão surgir dali? Como aquela gente vai pagar as suas contas?
Será que o tal Choque de Ordem não deveria ser feito com planejamento social,levando em conta que muitas famílias dependem daquela atividade?Se não pode ser ali,coloque em outro lugar onde possam continuar as suas atividades...Mas isto tem que ser planejado.E não é!!!

As autoridades estão aí para isto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário