domingo, 24 de agosto de 2014

PLANO INCLINADO DA PENA INAUGURADO HOJE. VEJAM A VERDADE QUE NÃO ESTÁ SENDO DIVULGADA.

Como morador há 67 anos de Jacarepaguá,  37 dos quais na Rua Francisca Salles, na Freguesia, sempre achei difícil para os idosos e para os cadeirantes, visitar a Igreja de Nossa Senhora da Pena, por ser a subida da Pedra do Galo ( no topo da qual se encontra esse Santuário) muito difícil em razão de ser ingrime.

Observei, ainda, que o local, além de atender aos católicos em sua fé, tem uma vista extraordinária da Baixada de Jacarepaguá e Barra da Tijuca, o que traria o interesse para o lazer das pessoas em geral e de qualquer credo. Com isso, viria  o desenvolvimento econômico do Bairro, principalmente, da Freguesia..

Quando assumi o cargo de Administrador Regional de Jacarepaguá, em 2001, levei o projeto para construção de um teleférico no local ao Prefeito Cesar Maia. Meus argumentos se baseavam no fato de a Igreja atender à Religião; ao fato de ser um local para ecoturismo; por ser ser um cartão postal de Jacarepaguá; por possibilitar o desenvolvimento econômico do Bairro e por mostrar a nossa cultura, já que, na Igreja, existe um grande acervo histórico.

A partir daí, começaram os estudos junto aos órgãos municipais para viabilizar o teleférico. A burocracia, infelizmente, dificultou o andamento do mesmo, retardando, pela primeira vez, o início da obra.

Mas não desanimei. Ao lado do Jorge Cesaro, antigo morador da Freguesia, meu amigo de longa data, membro como eu da Irmandade da Igreja e juntamente com quem eu já havia conseguido colocar telefone público no local, bem como promovido o reflorestamento do Morro, continuei provocando as autoridades responsáveis para êxito no que eu acreditava. Levantei, junto com o Jorge e com outros moradores
de Jacarepaguá, mais de 15 mil assinaturas apoiando o projeto.

Em 2007, quando assumi o cargo de Vereador, inclui uma emenda na Lei Orçamentária para reforma da Igreja de Nossa Senhora do Loreto e outra emenda orçamentária para construção do Plano Inclinado, visto que os técnicos constataram ser mais viável o Plano Inclinado que o Teleférico.

As minhas emendas foram aprovadas. Mas não bastava isso. Precisava do apoio do Prefeito; do seu interesse em aplicar as verbas aprovadas na Câmara de Vereadores, já que essa é uma tarefa do Poder Executivo. Essa etapa não foi árdua, já que o Prefeito aderiu ao nosso pleito.

Ele promoveu a reforma da Igreja do Loreto que se encontrava infestada de cupins e com sua estrutura pronta para desabar. Sendo um bem tombado, não houve ofensa ao que determina a nossa Constituição.

Os recursos para construção do Plano Inclinado foram disponibilizados pelo Prefeito; a licitação foi realizada e a empresa construtora foi contratada. Juntamente com toda a equipe da Secretaria Municipal de Obras, tivemos uma reunião no salão de festas no alto da Pedra do Galo, apresentamos a empresa vencedora da licitação, comanda pelo Senhor Fausto, bem como o projeto que seria colocado em prática.

A placa discriminando o valor, o início da obra e tudo mais, foi instalada no local em setembro de 2008. Tudo pronto para se iniciar a construção. Terminou o Mandato de César Maia no momento em que se iniciaria a construção.

O atual prefeito, contudo, não deu prosseguimento ao que já estava em curso. Paralisou tudo e só recomeçou anos depois. Nada justificava o não andamento da obra, pois até os recursos financeiros, como já citei, estavam disponibilizados para tal.

Finalmente, hoje, dia 24 de agosto de 2014, a obra foi concluída e houve a inauguração com a presença do Prefeito Eduardo Paes e de Dom Orani Tempesta. Às 12:30, o Plano Inclinado começou a funcionar oficialmente, embora com atraso de quase 6 anos. Mas o que interessa é que a população ganhou mais um interessante equipamento público.

Deixando a modéstia de lado, pois, às vezes, é preciso, deixo aqui o meu depoimento ressaltando que, para mim, essa foi mais uma vitória inestimável pela qual lutei tanto, ou seja , desde 2001 até a presente data. Quis o destino que eu fizesse a primeira subida no veículo, por volta das 8 horas, ou seja, antes da inauguração, por convite do condutor do mesmo. Parece que foi um prêmio de DEUS para coroar meus esforços nessa causa. Ao me convidar para entrar no veículo e subir no Plano Inclinado, naquele momento o rapaz estava, sem saber, fazendo JUSTIÇA.

Assim como a LONA CULTURAL do PECHINCHA, a VILA OLÍMPICA DO MATO ALTO, o PARQUE URBANO PINTO TELLES e a SUBGERÊNCIA DA COMLURB, na Praça Seca, que só foram erguidas por meu empenho junto às autoridades, o PLANO INCLINADO DA PENA é mais um motivo de orgulho para mim como morador dos mais antigos de Jacarepaguá. Não fiz nada de extraordinário, porque quem executa é o prefeito e não um vereador. Mas é preciso que o vereador insista junto ao prefeito para que a população seja contemplada.

Tenho sim a sensação do dever cumprido; do trabalho realizado em troca dos votos que recebi dos eleitores. MISSÃO EXECUTADA COM ÊXITO.

E, como, muitas vezes, pessoas estranhas ao processo se aproveitam do BOLO PRONTO para reparti-lo e fazer a festa como se fosse sua, resolvi publicar esse depoimento para restabelecer a VERDADE, ainda que deixando a modéstia de lado. Mas não é justo que você se empenhe por algo, veja que não teve apoio de determinadas pessoas, e essas mesmas pessoas apareçam, no final, levantando a taça, tentando atribuir a si um mérito que não tem. FAÇAMOS JUSTIÇA ! Vamos dar a César o que é de César.