segunda-feira, 4 de março de 2013

Modelos de negócios similares: Brsil e Argentina.

Modelos de negócios similares: Brasil e Argentina.
Na Argentina, o governo adultera os dados de inflação e macro economia. 16% viram 8% sem mais explicações. O controle da mídia garante isso. Apenas a minoria educada e informada percebe o que ocorre com os preços. Basta ir ao mercado e notar que as coisas aumentaram, contra igual período do ano anterior, 15-20%.

No Brasil, os números são manipulados como o exemplo que segue. Manipular é bem fácil. É só dar ‘goal seek’* na equação de inflação mirando em 4.5% +-variação do centro da meta. Isso não é gerir. Se fosse em empresa de capital aberto (listada em bolsa), seria demissão e cadeia dos executivos e acionistas. Trata-se de crime de omissão que prejudica acionistas minoritários. Qualquer estatutário de corporação tem deveres para com a sociedade. Os banqueiros de NY cometeram esse crime. Mascararam resultados com falsos milagres até que um dia a coisa emergiu.

Nesse exemplo, os minoritários somos nós, brasileiros. Por não controlarmos, conhecermos ou votarmos decisões da empresa (Brasil), acreditamos naquilo que o corpo executivo reporta oficialmente. Fazemos e refazemos nossas contas, cruzamos com nossas expectativas de retorno e seguimos , ou não, com investimentos nas ações daquela empresa (ou país). Nosso investimento nas ações “Brasil” são os impostos que recolhemos compulsoriamente quais sejam: sobre renda, propriedade, circulação de mercadorias, subsídios e importação. Quando investimos no mercado de capital, por conta e risco próprios, esperamos um retorno X ou estabelecemos um ponto de saída da posição em Y. Não controlamos as variáveis, mas estamos pilotando a situação uma vez que podemos pular fora a qualquer instante.

Eu fico muito desanimado com nosso país. Não pelos problemas mil, mas pela restrita lista de gente com informação ou educação capaz de ter consciência do problema e, portanto, exigir, pressionar para que os mesmos sejam endereçados de forma reta e transparente. Mesmo os sistemas mais complexos podem ser fatorados, simplificados ao ponto de ganharem compreensão ampla que, enfim, levaria à ação.

*‘goal seak’ é uma função de um programa de computador (Microsoft Excel) usada para fazer simulações onde se fixa uma constante (inflação) e se mexem em todas as variáveis (itens que compõem o índice) da equação para equilibrar a conta.
Por José Leonardo Pontes.