quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Homenagem que recebi na Câmara Municipal do Rio de Janeiro- A Medalha Pedro Ernesto.

Discurso que proferi, ontem, na Câmara Municipal do Rio de  Janeiro, durante a cerimônia em que recebi a MEDALHA PEDRO ERNESTO, por indicação do Vereador Alexandre Cerruti, aprovada na Centésima Primeira Sessão Ordinária, em 27/11/12 e publicada em 06/12/2012 .

Ilustríssimo Senhor Presidente da Mesa , Vereador Alexandre Cerruti,
Ilustríssimo Senhor professor Izaias do Nascimento,
Ilustríssimo Senhor Doutor Paulo Melo,
Ilustríssima Senhora professora Vilma Gomes Macedo,
Ilustríssimo Senhor Odair Santana,
Ilustríssimo Senhor Professor Paulo Armando Provitina Areal ,
Senhoras e Senhores,

Quis Deus que chegássemos aqui !

Quis Deus que tivéssemos força, sabedoria, equilíbrio, humildade, tolerância, senso crítico e autocontrole para que chegássemos aqui!

Quis Deus que vivêssemos o suficiente para sermos úteis aos que de nós necessitam ; para que respeitássemos as diferenças, as limitações, as intransigências, as capacidades criativas, as divergências, as críticas e as injustiças de cada um ; para que aproveitássemos de tudo um pouco, crescendo em harmonia com os grupos humanos com os quais convivemos há mais de seis décadas.

Quis Deus isso ! Exatamente isso!

Então, não podemos perder a oportunidade de transformar essa nossa assembleia em um encontro pela CONFRATERNIZAÇÃO e pela GRATIDÃO.

Essa não é a reunião da minha história ! Essa é a história de todos nós !

Tudo o que aqui foi dito com emoção reflete a vida de todos os artífices de uma construção exitosa.Depois de tudo isso que aqui se ouviu; depois de todos esses sinceros testemunhos , só me resta agradecer. Mostrar a minha eterna gratidão por vocês participarem ativamente da minha trajetória de vida. MUITO OBRIGADO POR VOCÊS EXISTIREM !

Inicio meus agradecimentos citando meus pais , PALMERINO FARIA e IRENE LUPPARELLI FARIA, e todos os meus familiares, além dos meus vizinhos da Freguesia e da Praça Seca, especialmente os da Travessa Pinto Telles e adjacências.

Tenho que me referir, com apreço, à Escola Municipal Virgílio Várzea, onde cursei o Primário e à professora MARIA LUIZA , a minha primeira professora.

Devo citar, com carinho, os alunos, os professores, os funcionários e os diretores das escolas Comandante Arnaldo Varella( Pavuna ), Alcântara(Cordovil), Dalila Gonçalves( Freguesia), ADN (Tijuca), GPI(Madureira e Cascadura), Atlas(Tijuca), Borges Hermida( Praça Seca), Cultural(Tanque), Oscar Tenório(Marechal Hermes), Miguel Couto Bahiense(Méier), IBE( Méier) e Vocacional(Mesquita) e Itália(Rocha Miranda), por onde passei como regente de turma, coordenador ou diretor.

Quero agradecer ao Colégio Arte e Instrução, onde cursei o Ginásio e o Científico e, para onde , depois de formado Professor de Biologia e Ciências Físicas e Biológicas, retornei como regente de turma, coordenador de turno e supervisor pedagógico. Aqui cabe uma referência especial aos nomes do Dr Ernayde Cardoso, diretor do Colégio, da sua mãe Alayde Cardoso e do seu filho Sidney Cardoso.

Ainda no Colégio Arte e Instrução, quero destacar os meus professores e os meus colegas de turma ( na minha época de aluno), assim como os colegas professores, os inspetores, os serventes e o pessoal da secretaria que me ajudaram a coordenar o colégio.

Desejo mostrar minha gratidão aos companheiros servidores públicos que comigo trabalharam na décima sexta Região Administrativa( Jacarepaguá), na SECRA, na Secretaria Municipal de Governo, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e na Câmara de Vereadores, quando aqui estive.   

Não posso deixar de citar a ajuda que tive da Sexta CRE, da Sétima CRE , dos jornais CONDOMÍNIOS EM FOCO e FOLHA GLOBAL além da ACIJA, durante tanto tempo.

É meu dever agradecer aos companheiros do Rotary Valqueire, do Rotary Jacarepaguá, do Lyons Jacarepaguá e do Lyons Valqueire.

Não posso omitir a força que tive dos professores e dos colegas do Curso de Italiano nos anos 90.

É importante destacar a amizade e a troca de experiências com os meus atuais colegas de turma do curso de Direito da Faculdade Estácio no Campus Madureira , bem como o respeito e o estímulo dos professores.

Salutar é frisar a tolerância de meus amigos de pelada de futebol do VERMELHO E BRANCO e do CAMPO DO SETE.

Faço questão de agradecer aos ex-alunos, aos professores, aos funcionários e à Direção do Colégio PENTÁGONO, onde permaneci de 1983 a 2008 , construi um forte laço de amizade e tive um crescimento profissional significativo, bem como o reconhecimento da Família Pentagonal e do seu líder , o professor Paulo Armando.

Não tenho o direito de deixar de agradecer aos ex-alunos, professores, funcionários e companheiros da ESCOLA MUNICIPAL ALEXANDRE FARAH, onde trabalhei por 28 anos e pude conviver com uma equipe laboriosa, unida, competente e responsável por um dos mais respeitáveis desempenhos de uma unidade pública em termos de educação e cidadania.

A Escola Alexandre Farah marcou época e está no coração dos moradores de Ricardo de Albuquerque, Anchieta, Mariópolis e Guadalupe indubitavelmente. Essa Escola foi e ainda é um exemplo de que o serviço público, se estimulado, atende perfeitamente às expectativas da população.

Quero, ainda, de forma especial, agradecer a todos os que suportam os meus textos críticos publicados nos e-mails, no facebook, no meu Blog e no meu site.Obrigado pela atenção! Obrigado, também , aos que me conferiram o voto para vereador nas eleições de 7 de outubro de 2012.

Um agradecimento especial aos jogadores do Fluminense , campeões cariocas de 1959, ALTAIR e JAIR MARINHO, aqui presentes.

Vereador Cerruti, com tanta gente boa ajudando a carregar e a assentar os tijolos dessa construção de vida, voltada para o BEM COLETIVO e sob a proteção de DEUS, não poderia dar errado!

Com tanta gente com identidade de princípios éticos, morais e religiosos ao nosso lado, essa construção não poderia dar errado!

Vereador Cerruti, esteja certo da nossa GRATIDÃO pela sua iniciativa de nos conferir essa COMENDA, a mais alta homenagem prestada a um Cidadão pela Câmara nessa Cidade. Com  esse gesto, geramos esse momento sagrado de CONFRATERNIZAÇÃO, próprio do NATAL e da passagem de ANO.

Vereador Cerruti, Caros Amigos,
Para finalizar esse meu sincero agradecimento, quero usar três frases que sintetizam  todo o meu sentimento:

AMIGOS, MUITO OBRIGADO POR VOCÊS EXISTIREM !

MEUS QUERIDOS E SAUDOSOS PAIS , A SUA BÊNÇÃO !

SENHOR DEUS , ESCUTAI AS NOSSAS PRECES!

MUITO OBRIGADO!