terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Eles estão de volta ! Bueiros explodem no Rio de Janeiro.

Bueiro explode em Copacabana e fere motociclista


Tampa de galeria foi projetada para o alto. Equipes das concessionárias de energia e gás foram ao local para investigar o acidente

Motociclista passava pelo local quando bueiro explodiu (Domingos Peixoto/Agência o Globo)

Uma ‘tradição’ carioca ressurgiu na tarde desta terça-feira. E em um ponto nobre da cidade: um bueiro explodiu na rua que dá acesso aos fundos o hotel Copacabana Palace, em Copacabana, causando ferimentos ao motociclista Francisco Ferreira Lima, que passava pelo local. A pista da Avenida Nossa Senhora de Copacabana, paralela à Avenida Atlântica, chegou a ser parcialmente interditada, mas logo foi liberada ao tráfego. Ainda não há informação sobre as causas da explosão.

As concessionárias de energia e gás enviaram equipes ao local para analisar o local do incidente. O trânsito na Avenida Nossa Senhora de Copacabana teve pequenas retenções, mas está normalizado. Foi esta a primeira via a receber o sistema de faixas exclusivas de ônibus na cidade.

Em Copacabana, em abril de 2011, a tampa de um bueiro foi arremessada e atingiu um táxi, deixando cinco pessoas feridas. A repetição desse tipo de problema – no ano passado houve 15 explosões – levou o Ministério Público do Estado do Rio a firmar um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com as empresas que operam serviços através das galerias subterrâneas. As empresas devem pagar 100 mil reais a cada ocorrência que provoque morte, ferimento ou dano envolvendo bueiros. As empresas mais afetadas são a Light, que fornece energia para a capital, e a CEG, concessionária de gás.