quarta-feira, 2 de março de 2011

Esmola para o pessoal da Educação não resolve !

A institucionalização do clientelismo tem como motivo e terreno fértil a presença da miséria.A institucionalização de gratificações do tipo bônus, vale-trasnsporte , vale- refeição e outros benefícios é um sinal inequívoco da desqualificação profissional de uma categoria, porque,se houvesse a sua valorização, com um efetivo plano de carreira e salário digno, essas "esmolas" não teriam razão de existir.


É evidente que essas "doações" parecem muito simpáticas , mas estão escamoteando outras intenções. São artifícios para agradar ao servidor, sem que ele tenha a garantia dessas vantagens no futuro. Em lugar dos vale-isso, vale-aquilo, por que não aumentar o valor do salário ? Se há dinheiro para esses bônus, por que não há aumento do valor a ser recebido pelo servidor em decorrência de suas atividades sem que se caracterize uma generosa doação do Chefe do Executivo?

A Secretaria Estadual de Educação resolveu que os professores e servidores públicos da rede estadual de ensino receberão o auxílio-transporte equivalente a passagens semanais. Depositado em conta bancária, o valor do auxílio varia de acordo com a carga horária do funcionário, ou seja, um docente com matrícula de 16 horas semanais, e que esteja em regência de turma, receberá três passagens por semana, totalizando cerca de 30 reais por mês.Os professores com carga horária de 22 ou 40 horas semanais ; os que têm duas matrículas ; e os que atuam em regime de gratificação por lotação prioritária - a hora extra dos docentes - ganharão cinco passagens por semana ou seja , em torno de 50 reais mensais.

O Estado está virando um grande Centro Social como aqueles que alguns vereadores e deputados têm para garantir os currais eleitorais. Fazem o "Bem ( ? )" com o dinheiro público , geralmente através de ONGs, não prestam conta como deveriam e amealham votos. As pessoas comuns são gratas a esses clientelistas, uma vez que o Estado não as protege, oferecendo-lhes Saúde e outros serviços explorados por esses parlamentares donos de currais eleitorais. Mas esse mesmo Estado devedor de atenção social aos cidadaõs é muito eficiente e plenamente eficaz na cobrança de impostos (sem dar o devido retorno em forma de serviços). Agora , o Governo quer ampliar essa prática da dependência das pessoas aos servidores...Não deve ser assim ! Os salários devem ser dignos para que as pessoas só estejam presas e gratas ao seu próprio dever e não às benesses ou favorecimentos ilusórios que, na verdade,são artifícios enganosos , já que não dão nenhuma garantia de permanência no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário