sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Não podemos nos calar !

A exoneração do diretor da Escola Municipal onde atuava uma professora que teve relações amorosas com uma aluna de 13 anos é uma questão muito séria a ser analisada sem emoções e com muito bom senso.Segundo o noticiário,a professora e a aluna teriam declarado que os encontros se davam em motel,no carro e na casa da professora,portanto fora da Escola e fora do domínio do Diretor da Unidade.A mãe teria denunciado o fato na escola e a direção lavrara uma ata da reunião sobre o tema.

Ainda segundo informam,a professora fora transferida da escola,o que só pode ter ocorrido com ciência da Secretaria Municipal de Educação(SME).O Diretor não tem poderes para promover a transferência.O fato é um caso de Polícia,e não apenas da administração escolar.Por que a SME,a mãe e o Conselho Tutelar não foram prestar queixas na Delegacia? Trata-se de questão muito complicada para ficar na esfera da Escola.Exoneraram o Diretor da Unidade Escolar sob a alegação de que ele não atuou.Não parece ser verdadeiro,pois, repetimos, se a professora foi transferida a SME tomou ciência de tudo,tanto que promoveu a referida transferência da servidora.

Por que o Diretor foi o único punido,além da professora? E a mãe ? E a SME ? Lidar com temas desta natureza requer muita cautela,sob pena de causar sequelas para a própria aluna. O Diretor ,acuado pela situação,pode até ter tido cautela exagerada,mas não se lhe pode imputar toda a responsabilidade do delito.Há muita gente envolvida que poderia ter denunciado na esfera policial.
Parece que a SME tratou de sacrificar um para dar satisfação à Sociedade:sobrou para o mais fraco.

Ser Diretor de Escola Pública hoje é muito complicado.Todas as mazelas da Sociedade desabam na Escola.Não há suporte de pessoal; orientadores educacionais,psicólogos,inspetores,coordenadores para apoio não existem;tudo é tarefa do Diretor.As escolas chegam a ter de 1200 a 1800 alunos.Não há como o Diretor arcar com a responsabiliodade de controlar a disciplina geral dentro da escola;controlar inventário;coordenar a limpeza diária de todas as instalações e a preparação e distribuição de merenda;acompanhar o projeto pedagógico da Escola e a entrada e saída de alunos.

São inúmeras as cobranças de estatíticas, documentos e projetos da SME e das CREs.Há que se controlar a assiduidade e a pontualidade de professores,alunos, merendeiras e serventes.Como o Diretor pode cuidar de problemas de desvio de comportamento isolados? É demais para um ser humano e para um profissional,principalmente levando-se em conta a extrema gravidade e o caráter policial que reveste a situação criada.Urge que o Magistério denuncie esta arbitrariedade da Prefeitura. NÓS NÃO PODERÍAMOS FICAR CALADOS !


,

Nenhum comentário:

Postar um comentário