domingo, 20 de março de 2016

1ª Parte do Grande Expediente 25/02/2016 Discurso 6ª Sessão

    Senhor Presidente, Vereador Professor Rogério Rocal, nobre Vereador Mario Junior, nobre Vereador Edson Zanata, nobre Vereador Reimont, senhoras e senhores.Ocupo a tribuna para fazer na verdade três apelos: o primeiro apelo vem em nome dos moradores de Jacarepaguá, especial do eixo Gardênia Azul, Anil, Freguesia e Pechincha. Os moradores destas localidades estão sofrendo sobremodo por conta da redução do número de ônibus que alimentam o BRT e mais ainda pela eliminação de algumas linhas que são vitais para o transporte das pessoas em geral, mas especialmente das pessoas idosas e das pessoas doentes. Refiro-me basicamente as linhas 755, 636, 766. Então, o meu primeiro apelo vai ao Secretário Municipal de Transportes para que reveja de imediato essa situação. Nós estamos constantemente nas ruas e estamos ouvindo reiterados apelos para que a gente traga esse pedido, que já fizemos através de ofícios e através de indicação legislativa. Mas infelizmente ainda não houve o cuidado da parte da Secretaria Municipal de Transportes para atender a esse pleito. Não há dúvidas de que o sofrimento da população é muito grande. Então, eu apelo, vou repetir, apelo ao Secretário Municipal de Transportes que verifique a questão do retorno dessas linhas 755, 636 e 766. Então, está registrado o meu primeiro pedido.
    O segundo pedido, também por repetição, é ao Secretário Municipal de Cultura com relação à biblioteca de Jacarepaguá que apresenta infiltrações. Há riscos irreparáveis ao nosso acervo e esse pedido já foi feito através de ofício e, pessoalmente, entregamos um abaixo assinado que superou 10 mil assinaturas e os senhores sabem que nos dias de hoje colher 10 mil assinaturas em campo, acreditando em nós políticos, é muito difícil. Pois bem, apesar de todo esse esforço nosso e da população não temos respostas a esse pleito. O Secretário Municipal de Cultura, por favor, examine com carinho essa questão vital para o bairro.
    E por último o apelo vai a todos os vereadores desta Casa, vou repetir, estou pedindo a todos os vereadores desta Casa, aos deputados estaduais e federais, aos líderes religiosos de todos os credos, aos candidatos a Conselheiros Tutelares que não maculem o processo eleitoral que ocorrerá no domingo próximo. Ou seja, que a vontade soberana da população que vai lá votar seja efetivamente consagrada. Nada de interferir negativamente no processo com compra de votos, o que é muito fácil através dessa eleição facultativa, a gente sabe dos expedientes que são usados. Então, o apelo está feito, é a última Sessão antes das eleições, vamos colaborar para que o processo seja o mais limpo possível.
    Senhor Presidente, muito obrigado.