sexta-feira, 15 de novembro de 2013

QUERO UM PREFEITO PERFEITO, MAS...

Eu queria que o prefeito de nossa Cidade fosse alguém que cuidasse da Educação Pública; que fosse preocupado com as condições físicas dos prédios escolares, com os equipamentos , com o material didático e com as discussões pedagógicas das unidades de ensino; com os professores, dando-lhes um plano de cargos e salários justo; com as merendeiras, com os porteiros, com os serventes, com os inspetores de alunos e com os demais profissionais nelas inserido. Que tornasse a Escola Pública a base da Cidadania e da Vida , ao lado da Família e da Igreja. Eu queria uma Escola inclusiva, dos alunos, dos professores e da Comunidade Escolar, com Conselho Escolar e com Grêmio Estudantil atuantes e decisivos, sob o comando livre das direções das escolas para debater com os diversos segmentos as estratégias. Não queria uma escola pública a serviço dos interesses da especulação dos interesses privados, como os da Rede Globo.

Eu queria que o prefeito que fosse alguém sensível com o fato de que a maioria da população não pode pagar um PLANO DE SAÚDE nem custear um tratamento em clínicas ou hospitais particulares, onde os ricos e seus familiares se tratam e se recuperam das moléstias rapidamente. Eu queria um prefeito que colocasse nas unidades de saúde pública os médicos necessários e em número suficiente, os enfermeiros, os dentistas, as macas, o algodão,o  éter, os leitos, as macas, os medicamentos e outros insumos como os aparelhos para diagnosticar e tratar todas as pessoas de todas as idades com isonomia, crianças, jovens. adultos e idosos. E que olhasse, de forma humana, as condições salariais e de trabalho desses profissionais.

Eu queria um prefeito que pensasse em tratar do saneamento básico, colocando rede de esgoto, águas pluviais independentes da rede de esgoto, abastecimento de água potável e combate preventivo de doenças transmitidas por insetos como moscas e baratas entre as prioridades de seu governo e que as cumprisse.

Eu queria que o prefeito cuidasse do trânsito e dos meios de transporte, reduzindo o sofrimento das pessoas que se deslocam pela Cidade, seja para trabalhar, para estudar ou para o lazer. Não é justo que as pessoas sofram tanto nos ônibus, nos trens, no metrô e nas barcas, porque as autoridades não punem os megaempresários desses setores que infringem contratos como concessionários de serviços públicos, abusando da paciência e da  impotência dos usuários, contando com a conivência estranha das autoridades.

Que essa relação promíscua e desavergonhada entre o poder Público e os empresários desse setor tenha um fim, em razão do interesse público, da moral e da legalidade.

Eu queria que o prefeito cuidasse do Meio ambiente, até porque, na Rio-92 e na Rio+20, o Brasil se comprometeu em preservar as condições ecológicas. Que o Rio não permitisse e nem fosse protagonista de tanto desmatamento para beneficiar a especulação imobiliária; que se detivesse em programas de despoluição de nossos rios, de nossas lagoas e de outros ecossistemas cariocas.

Eu queria um prefeito que atendesse aos apelos das vocações culturais e esportivas da nossa população, aproveitando, dinamizando e priorizando equipamentos públicos existentes como as lonas culturais, os centros culturais, as vilas olímpicas, os teatros, o Sambódromo e a Cidade da Música. E que não mentisse interditando o Engenhão para beneficiar o Consórcio maracanã. Só não vê isso quem não quer.

As artes e os esportes não devem ser usados como estratégias unicamente de alienação e de captação de votos irresponsavelmente, ou seja, sem fim educacional e cultural como base de tudo. Os circos da Roma Antiga já não devem ser a prática do administrador responsável e humano, porque essa prática política é velha , embora ainda surta efeito nos povos com pouco discernimento político-eleitoral.

Quero um prefeito que, efetivamente, proteja os animais; que valorize as instituições que cuidam desses seres e que revitalize e dê o "status" devido à mesma.

Quero um prefeito que veja os usuários de drogas e os mendigos como doentes e necessitados que precisam da atenção do poder público, porque os verdadeiros criminosos estão acobertados pelo "SISTEMA" e se encontram ao lado do Poder Instituído. Não se pode negar que as organizações criminosas, traficantes de drogas, de armas, de órgãos e de pessoas para exploração escravista de trabalho ou sexual se encontram ao lado do PODER.  

Eu queria um prefeito da envergadura de um verdadeiro prefeito com "P" maiúsculo; um estadista; um  homem sério, competente, sensível aos apelos humanos; solidário, de verdade, com as angústias do nosso povo. Quero um prefeito honesto, incorruptível, de posições firmes e sólidas em favor da Cidade, que respeite os cidadãos, que não seja dissimulado  nem popularesco. Muito menos submisso.

ELE não pode ter posturas nazifascistas, despóticas, arrogantes e de ser capaz de " incendiar Roma" como Nero, para criar ou recriar uma Cidade que já é respeitada pelo Brasil e pelo Mundo. Não pode inventar a roda. Não pode demolir o " indemolível", ou pelo menos, o questionável, sem ouvir as pessoas.

Quero um prefeito solidário com os humildes, sem se esquecer da classe média e dos ricos. Quero um prefeito de TODOS OS CARIOCAS. Ele tem que se esforçar para gerar emprego e renda; não atacar, irresponsavelmente, os ambulantes de forma cruel; pode disciplinar, mas de forma humana, os que são do transporte alternativo, sempre lembrando que eles são chefes de família e que só ocuparam o espaço, porque os megaempresários de ônibus sempre desrespeitaram a população em termos de transporte urbano.
 Quero um prefeito que não seja um pau mandado do Governador ou do Presidente da República por interesses escusos, menos ainda dos empresários e dos chefes de quadrilhas organizadas que dominam o Rio de Janeiro como poder paralelo. Quero um Prefeito nosso; humano acima de tudo!

Eu quero um prefeito tão perfeito e perto de nós, população, que não precisasse de gastar o nosso dinheiro com propaganda na Mídia para pegar um projeto que talvez exitoso em uma única unidade ou em um único lugar, e dizer que ele representa o atendimento universal. Não queria que ELE usasse horário nobre de TV, no meio do Jornal Nacional ou da Novela das 9 horas da Rede Globo para ludibriar a população. Isso é propaganda enganosa e, por isso, configura-se como crime previsto no Código de Defesa do Consumidor.
 
Quero um PREFEITO PERFEITO! É pedir demais? Afinal, foi reeleito no primeiro turno.