quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

SERVIÇO PÚBLICO É UM DIREITO DE TODOS !

Nesta semana, em conversa com um ex-aluno meu, atualmente graduado e bem sucedido profissionalmente, fui surpreendido com algumas de suas posições a respeito de temas relativos ao interesse público, como educação, saúde, transporte e habitação. Suas ideias são semelhantes às de inúmeras pessoas de classe média que são formadoras de opinião. Retraram o que pensa uma parcela significativa de eleitores, o que me causa apreensão.

O ex-aluno me revelou que aprova os atuais governos federal, estadual e municipal, embora reconheça que eles nada fazem para melhorar os sistemas de saúde e o ensino público. Também desaprova os meios de transporte público, as políticas de habitação popular e a falta de cuidado com o meio ambiente por parte dos governantes atuais. Falou-me que, mesmo tendo noção de que há muita corrupção, muitos superfaturamentos em compras e obras; mesmo sabendo que muitos megaempresários estão sendo favorecidos e que a concentração de renda nas mãos desses " malandros" causa injustiça social, ele não se incomoda.

Então lhe perguntei: se você sabe disso tudo, por que não se revolta ? Por que você aceita essa " turma " ?
Respondeu-me ele: " Eles roubam, mas fazem alguma coisa. As obras estão aí "...E aduziu : " Eu sempre estudei em escolas particulares; tenho plano de saúde e não preciso de hospitais nem médicos da rede pública; tenho meu carro e não me importa se trens, metrô e ônibus prestam mau serviço; tenho minha casa própria e até hoje não fui afetado pela agressão ao meio ambiente, se é que ela existe"...

E a conversa foi desviada para temas como futebol e carnaval. Não prosseguimos em debate. Uma pena, mas parou assim !

Pois é, enquanto nos enganarmos nesse raciocínio de que não precisamos dos serviços públicos, que os servidores públicos nada valem, não teremos bons governos e atendimento aos que necessitam desses serviços. Além disso, trata-se de erro grave pensarmos que só os pobres precisam dos serviços públicos. O exemplo mais recente vem da tragédia do Rio Grande do Sul. Mais de 200 jovens morreram em uma casa de festa, entre outras razões, por falha nos serviços públicos. O amplo noticiário que nos chega tem nos revelado que a casa de festas não teria alvará ou ele estaria vencido. Além disso, há, segundo a imprensa, a probabilidade de má atuação na prestação de socorro pelos bombeiros.

A expedição de alvará, a fiscalização do funcionamento das casas de festas, a segurança pública no local desses eventos, a prestação de socorro em casos de incêndio e o atendimento médico-hospitalar dos acidentados são serviços típicos do Poder Público. Portanto, precisemos ou não de alguns serviços públicos, de forma imediata, temos que lutar para que os governantes tenham responsabilidade no exercício de seus mandatos. Para isso, inicialmente, temos que nos esforçar para escolhermos os melhores candidatos a ocuparem esses cargos de comando das cidades, dos estados e do país, seja para o poder executivo, seja para o legislativo . Temos que criticá-los, quando errados. Se agirem corretamente, não precisarão de aplausos, porque não estão fazendo mais que sua obrigação, já que se candidataram porque desejaram servir ao povo.

Lembremos que prefeitos, governadores, presidente da República, vereadores, deputados e senadores também são servidores públicos.

Fiquemos, portanto, com a mensagem: SERVIÇO PÚBLICO DE BOA QUALIDADE E PARA TODOS É UMA EXIGÊNCIA QUE TODOS DEVEMOS COBRAR DOS SEUS RESPONSÁVEIS. Não é uma benesse para os pobres, mas um direito de todos. E todos devemos nos preocupar.