terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Cartão bancário de débito automático pode ter operação fraudada pelo banco? E as urnas eletrônicas de votação?

Urnas Eletrônicas são um convite à fraude nas eleições brasileiras ?

Você é correntista do Banco X e tem cartão de débito automático com o qual você faz compras na Loja Y. No momento da operação de compra e venda , saem da máquina registradora da loja dois comprovantes, sendo um para a loja Y e um para você. Além disso, ao mesmo tempo, o seu gasto é debitado de sua conta bancária em X, pois o banco recebe a informação da operação automaticamente. Quando você recebe seu extrato bancário, lá você encontra o registro do que ocorreu , com a data do fato, o valor da compra e o nome loja Y.

Quando você vota na urna eletrônica, deveria sair um comprovante em papel para uma urna lacrada ( analogamente, ao que ocorre comprovante para a loja ). O registro do seu voto vai para o TRE/TSE que corresponderia ao que vai para o Banco X , no caso de compra.

Como vivemos em um país de "coronelismo político", hoje representado por diversas matizes que "patrulham " os eleitores, especialmente em comunidades controladas por milicianos, traficantes e grupos religiosos que atemorizam os cidadãos eleitores, não seria conveniente dar-lhes comprovantes que,certamente, seriam usados pelos malfeitores para pressionar ainda mais os humildes e indefesos.

Mas as cópias em papel coletadas nas urnas lacradas poderiam ser usadas , em caso de dúvida de fraude, para apurar a veracidade das possíveis denúncias. No mínimo , haveria mais "trabalho" para os delinquentes que procuram alterar os resultados dos pleitos.

O que acontece hoje, com esse sistema duvidoso e estimulador de fraude, pode ser comparado à utilização de seu cartão de débito automático em conta bancária, no qual só o Banco X receberia o registro e o valor da operação financeira.Você e a loja nada receberiam. Nessa hipótese, qualquer modificação fraudulenta que o Banco fizesse, você não teria como reclamar, pois não teria provas.

Desde que esse modelo foi implantado, muitas pessoas já declararam que, ao votar , não apareceu a foto nem o número do seu candidato. Aí, os defensores do sistema retrucaram, dizendo que a pessoa digitou errado.Tá bom ! E quando o próprio candidato alega que seu voto não apareceu registrado na seção em que ele votou? Teria errado também ?