quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Diretores de escolas públicas seriam os culpados?

Será que os governantes querem passar para a Sociedade a ideia de que os diretores de escolas públicas são os responsáveis pelo fracasso na Educação nas redes Municipal e Estadual do Rio ?..É que parece !

A Prefeitura do Rio e o Governo do Estado estão mudando os critérios para escolha de diretores.Os professores interessados na função terão que fazer provas ou testes de gestão escolar, elaborar um plano de melhoria para a unidade, após participarem de um curso de preparação, com duração de 40 horas pela Internet. Ato contínuo, serão submetidos a uma eleição, caso tenham vencido as etapas anteriores.

Poderá se candidatar, na rede Municipal, quem tiver curso superior em qualquer área, não só naquelas ligadas à Educação.Os graduados em Direito ou Engenharia, por exemplo, poderão participar. Será que esta fórmula mágica melhorará o desempenho escolar? Já houve a época dos concursos(décadas de 40,50,60)  ; a época deplorável da indicação de deputados e vereadores dos currais eleitorais (décadas de 70 e 80); até que, na Rede Municipal, encontrou-se uma fórmula que vem dando certo.Por que mudar? A Comunidade Escolar vem fazendo a seleção com louvores durante todos esses últimos anos.É claro que há falha aqui ou ali, mas, no todo, o processo é o mais eficaz.O Estado deveria implantar esse método. E pronto!..Nada de complicar mais, pois a Rede Estadual de Ensino já está muito complicada.

Não seria melhor fazermos uma ampla discussão com o pessoal da Educação e com os CECs e Grêmios Estudantis a respeito do Projeto Pedagógico, do Plano de Carreira, dos mecanismos de Avaliação, das razões que levam à evasão do aluno e à repetência; da participação da família; da efetiva aplicação dos recursos destinados à melhoria do Ensino, passando pela questão salarial ?... Não seria mais pertinente debatermos a razão pela qual há grande evasão de profissionais de ensino para outras atividades econômicas e ampliarmos nosso estudo e nossas ações preventivas contra a violência nas escolas?

Não seria melhor que os profissionais fossem bem remunerados e estimulados a se reciclar? Não seria conveniente que o Governo Estadual construisse escolas para atender ao Ensino Médio, em lugar de usar os prédios municipais à noite, matriculando jovens de 13,14 e 15 anos de idade nesse horário absurdo para eles , pois , em uma Cidade em que os índices de criminalidade são altos, sair à noite é um risco?  

Como exigir de um pretendente a diretor "plano de melhorias para a escola", se todas as decisões chegam autoritariamente nas unidades, oriundas das CREs ou do Nível Central para que diretores e professores apenas sigam a receita, quase sempre de resultado maléfico? Hoje, os diretores não têm nenhuma autonomia. Bloquearam as iniciativas dos mais ousados em melhorar, em inovar,em criar...Querem o quê?

O número de projetos com nomes de pouca criatividade e eficácia discutível que chegam às escolas , sem a menor discussão com os professores que serão os seus aplicadores é absurdo.São "inovações do velho", ou seja, métodos já usados exaustivamente, mas que mudaram de nome e ganharam alguma roupagem com fins, apenas, de jogar para a torcida.Apresentam "o velho" como "novidade".

Educação é coisa mais séria que isso e não depende só da Escola. Mudar método de seleção de diretores está me parecendo querer mostrar para a sociedade que acharam os culpados. Na verdade, são abnegados.Gente que emprega horas de sua vida, que deixa  de lado o seu  lazer ,que larga suas famílias e, ainda gasta do pouco que ganha em razão dos alunos e de sua consciência.Se a Escola Pública ainda existe é por conta desses diretores e dos professores que se dedicam aos jovens e às crianças que encontram em sala de aula. Não destruam o espírito público e o afeto desses professores por nossas escolas.Reflitam e reconsiderem...Não montem barreiras novas e esdrúxulas na gestão da ESCOLA.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário