sexta-feira, 8 de abril de 2011

OS MASSACRES NAS ESCOLAS PÚBLICAS.

Registramos nosso LUTO , nossa SOLIDARIEDADE às famílias das crianças mortas brutalmente e elevamos nossas orações a Deus para que as internadas nos hospitais se recuperem. Esperamos também que não fiquem sequelas psicológicas nas famílias e nas crianças da escola agredida e da comunidade no seu entorno.Auguramos que as autoridades , em lugar de chorar , chamar o agressor de " besta" ( isso nós já sabemos) ,tomem as devidas providências para evitar outras tragédias nas escolas..


Queremos reparar as palavras do Sr Prefeito a respeito do que significa "ESCOLA ABERTA". Este termo quer dizer Escola Pública Inclusiva em todos os sentidos. Significa que a Escola Pública é de todos , sem distinção de classe social , de etnia , de credo e de poder econômico. Ela é aberta , também, porque abriga os portadores de deficiência. Ela é ABERTA , porque é de TODOS; é ABERTA porque é do POVO que paga por ela através de impostos. Escola Aberta não é escola de portas escancaradas para circulação de qualquer um como se fosse uma praça pública, principalmente em uma Cidade de elevado índice de criminalidade , a despeito das estatísticas oficiais não mostrarem a verdade e iludirem a população. Ela não é aberta para que o pessoal estranho ao quadro de profissionais de Educação tenha acesso às salas de aula , ao pátio ,à quadra de esportes, por exemplo.Os estranhos têm acesso apenas ao setor administrativo da Unidade Escolar (Secretaria, Direção). Nem mesmo os pais ou responsáveis podem se dirigir diretamente à sala de aula, a menos que acompanhado por uma pessoa da Escola e previamente combinado o motivo da visita.

As nossas escolas públicas carecem de estrutura , principalmente de pessoal. Não há porteiros , coordenadores de turno , orientadores educacionais , supervisores escolares , psicólogos , dentistas nem médicos como antigamente. São muitos os casos de conflitos nas salas de aula entre os alunos e entre alunos e professores ; há conflitos entre pais e professores ; entre pais e diretores ; entre pais e alunos desafetos de seus filhos. As escolas são invadidas por desordeiros e por qualquer motivo. Os professores vivem com medo permanentemente. Não se pode punir alunos desordeiros , porque pais, CREs, Conselhos Tutelares , Mídia e Secretaria de Educação caem de pau em cima das escolas, protegendo os infratores. Não se pode EDUCAR . E PUNIR uma infração é EDUCAR. Se há impunidade , os casos de agressões e de indisciplina aumentam. Não serão os guarda municipais que vão resolver isso. Não serão roletas com detectores de metal que vão resolver isso .O ambiente escolar não é ambiente policialesco. A ESCOLA deve ser um local de alegria , de prazer , de trocas de valores , de conhecimento e de PAZ.. Basta equipar as escolas com o pessoal de apoio especializado em Educação para que , como antigamente, a escola seja um lugar para se estudar.

Durante os recreios , nas escolas que atendem aos alunos do ano sexto ano ao nono ano, os alunos ( geralmente de 400 a 600) são largados nos pátios , sem ninguém para acompanhar , observar e orientar os possíveis desvios de comportamento. Onde estão os inspetores e os coordenadores ? Não há ! Nessa hora , ocorre o tal " bullyng", entre outras problemas. Há uma Política Educacional equivocada de se subtrair valores importantes como Ensino Religioso (laico, é claro) , Valores da Família , Ètica e Moral e Comportamento Social para as crianças e para os adolescentes. Nas escolas particulares , onde estudam os filhos dessas autoridades que ontem apareceram nas TVs , há seguranças, porteiros coordenadores , psicólogos, médicos e tudo mais. Por que a Escola do Povo não pode ter ? As portas das escolas particulares não ficam escancardas e para se ir a uma sala de aula falar com um professor é quase impossível.

A Escola Pública não precisa dos "Amigos da Escola da Globo" estranhos ao quadro da mesma. Precisam da atenção do Poder Público e do seu aparelhamento humano , sem deixar cerca de 800 a 1500 alunos aos cuidados de um Diretor que tem que fazer de tudo. Como se diz na linguagem do futebol, o Diteror (ou Diretora) tem que bater o corner e ir para a área cabecear para fazer o gol. Não dá! Quando fui diretor de escola ,até as merendeiras, os serventes e os porteiros participavam do processo de transmissão dos valores educacionais. Assim, se cria um ambiente de FAMÍLIA que , de uns anos para cá , sumiiu da Escola. Daí, a agressividade constante e crescente. Ao mesmo tempo que ocorria a tragédia de Realengo , em uma escola de Campo Grande, estudantes jogaram bomba malvina na quadra de esportes ferindo cinco alunos. Onde vamos parar ? Não é hora de se discutir a Escola Pública com o pessoal da Educação e parar com os projetos mirabolantes oriundos da SME ?

É evidente que o atirador de Realengo encontrou facilidade para ir até a sala de aula, porque era ex-aluno e estava determinado ao crime. Não era previsível a sua atitude por parte de nenhum de nós .Não há culpa da Escola. Nesse caso específico , Prefeito e Governador não têm culpa, mas temos que levantar essa discussão e evitar a facilidade que todo mundo encontra para chegar até as salas de aula pondo em risco a segurança de professores e alunos , porque ,se um diretor impede ou dificulta a entrada de qualquer estranho na Unidade, ele vai à CRE e encontra respaldo.Os diretores não têm autonomia para barrar. Isso não é ESCOLA ABERTA ; é insensatez.

terça-feira, 5 de abril de 2011

EDUCAÇÃO EM CRISE - JORNAIS IMPRESSOS E TVs COM CREDIBILIDADE EM RISCO.

EDUCAÇÃO EM CRISE - JORNAIS IMPRESSOS E TVs COM CREDIBILIDADE EM RISCO


No dia 31 de março de 2011 , os professores das redes públicas estadual e municipal fizeram uma manifestação em passeata com faixas e cartazes no Centro do Rio de Janeiro motivados pela luta por melhores condições de trabalho , por uma política educacional séria , por planos de carreira e melhores salários e contra os mecanismos absurdos e juvenis implementados pelos governos para melhorar , custe o que custar , a posição do Rio de Janeiro no quesito Educação no "ranking" nacional . O pessoal da Eduicação alega que as autoridades estão deixando de lado os interesses pedagógicos e didáticos para enfatizar as estatísticas e tentar sair do vigésimo sexto para o quinto lugar no quadro nacional. Dizem ainda os professores que , em lugar de reconhecer a falta de competência das secretarias de educação , querem jogar nas costas dos professores e dos diretores das escolas públicas a responsabilidade pelo fiasco. Em lugar de diálogo , atiram um amontoado de projetos sem sentido nas escolas.

A despeito do movimento de protesto , as emissoras de televisão e os jornais impressos não deram nenhuma nota sobre o evento de interesse coletivo para que a população tomasse conhecimento das reivindicações , soubesse o caos em que se encontra a nossa Educação e identificasse os verdadeiros responsáveis pela catástrofe. Qual a razão desse procedimento das TVs e dos jornais impressos ? Por que os comunicadores de massa como Dona Cidinha e o Sr Wagner nada falaram ? Os fatos sociais não merecem a cobertura jornalística quando têm elevado interesse público ? Infelizmente , não é isso o que ocorre. Nota-se ,perfeita e cristalinamente , a manipulação maléfica das notícias e o desprezo pelos movimentos populares que incomodam os governantes.Parece haver acordos e acertos espúrios que inibem a independência dos veiculardoes de notícias.

Hipocritamente , falam que a EDUCAÇÃO é o único caminho a ser trilhado por qualquer POVO para alcançar a DEMOCRACIA PLENA , o CRESCIMENTO ECONÔMICO-SOCIAL , a DISTRIBUIÇÃO DE RENDA e a JUSTIÇA SOCIAL. Mas tudo isso é falácia. Na hora do vamos ver , eles se calam ou se encastelam.

Esse procedimento promíscuo de "alianças" entre os governos e os meios de comunicação é típico das ditaduras , onde só as emissoras e os jornais estatais se pronunciam. Também é comum onde as milícias e o tráfico de drogas e armas exercem o Poder Paralelo , pois as rádios e os panfletos comunitários só podem noticiar sob censura dos mandantes. No Brasil , os governos "compram " os veículos de comunicação através de três principais artifícios: perdoando-lhes as dívidas , socorrendo-os com recursos financeiros oficiais ou pagando altos valores por propaganda de autopromoção. Assim , não há independência e sim subserviência. A relação GOVERNO-MÍDIA é PODRE.

Os exemplos do Egito e da Tunísia dominados por ditaduras que oprimiam os povos por mais de três 3 décadas e que tinham os meios de comunicação sob seu controle , mas que foram derrubados por movimentos que eclodiram a partir da utilização das redes sociais ( facebook , twitter etc) devem servir como alerta para os falsos democratas da América Latina. No Brasil ,como ocorreu com o caso do movimento dos profissionais de educação que não tiveram nenhuma atenção , passando como se não tivesse existido , os jornais e as TVs começam a ser analisados pela população com desconfiança. Estão perdendo sua credibilidade. Não há outra saída: ou se tornam independentes ou cairão no vazio. A Internet e as redes sociais vão ocupar esse vácuo e possibilitar que os verdadeiros movimentos de massa se organizem e conquistem seus pletios.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

A DENGUE , O DESCASO E A CORRUPÇÃO.

Enquanto os governantes dormem ( SERÁ ? ) ,os mosquitos e os corruptos fazem a festa e se divertem. Por que a dengue e outros problemas gravíssimos de Sáude não são resolvidos? Por que não há prevenção para casos como o dessa epidemia ? Por que os hospitais , os Postos de Saúde e as UPAs não funcionam ? Por que há grande evasão de médicos da REDE PÚBLICA ? Por que o Posto de Saúde em Senador Camará não tem médico há dois anos ? Por que não há Clínico Geral nem neurocirurgião e muito menos Pediatra em número suficiente nos hospitais públicos , se as faculdades de Medicina formam , em todos os anos, um enorme contingente de profissionais ? Já pararam para pensar ? Quais são as respostas para essas questões , na hora em que o Governo pretende reviver a deplorável e já banida CPMF ( O Imposto do Cheque ) ?


A Controladoria Geral da União (CGU) admitiu que a Saúde tem a pior fiscalização do Governo devido ao controle absolutamente ineficiente das transferências para os Estados e Municípios. As mesmas falhas contaminam o também bilionário orçamento da Educação. Falta transparência no Ministério da Saúde , favorecendo os desvios de recursos. Apenas 2,5 % das transferências da Saúde são fiscalizados. Se não há controle, não há administração capaz de gerenciar a aplicação dos recursos e a mesa está posta para a ação dos CORRUPTOS . E a Saúde Pública agoniza ; e os pacientes MORREM ; e muitos médicos , desapontados ,se evadem do SETOR PÚBLICO .

Segundo estudos realizados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada ( Ipea ) , a população brasileira já percebe a falta de médicos e a demora para conseguir assistência no sistema Único de Saúde. Sem condições mínimas de trabalho e sem salário digno , a evasão de médicos da rede pública é notável. Além disso, o número de interessados em participar de concursos públicos é cada vez menor. O Conselho Federal de Medicina ( CFM) já denunciou que o SUS carece de financiamento e de políticas que promovam a universalização do atendimento médico e que há um subfinanciamento que assola a Saúde Pública do País. Mas como isso vai ocorrer se não há fiscalização no repasse e na aplicação desses recursos? A quem interessa essa balbúrdia : aos Empresários donos de Planos de Sáude ou ao Governo ? Os casos de superfaturamento na compra de remédios e de equipamentos no Rio até hoje não foram devidamente esclarecidos. Aí , surgem os defensores da PRIVATIZAÇÃO .

Além dos desvios financeiros , o SUS é corrompido por informações falsas . O cadastro do Programa de Saúde da Família (PSF) é inflado e o Governo paga por serviço inexistente. Em relação à dengue , o caso é de POLÍCIA . A epidemia tomou conta do Brasil. No Rio de Janeiro , dez municípios registram esse surto epidêmico e os casos da doença publicados e certamente maqueados já passam de 30 mil , sendo que 23 pessoas morreram , sendo sete na Capital . E muito pouco ou nada é feito .Basta citar os casos de CIEPs que têm piscinas desativadas que se transformaram em criadouros de Aedes para se constatar a irresponsabilidade oficial . Em Campo Grande , carcaças de carros da Polícia Civil acumulam água da chuva que viram focos do mosquito. Como conscientizar a população se o PODRER PUBLICO é relaxado ? O erro está nos três níves de Governo ( FEDERAL , ESTADUAL e MUNICIPAL ). E,pasmem , ainda querem voltar com a CPMF , não para tratar da Saúde Pública ,pois ,para ela já há recursos suficientes , embora mal gerenciados , mas para alimentar os CORRUPTOS.