segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Visita dos vereadores Célio Lupparelli e Paulo Pinheiro à Maternidade Fernando Magalhães.

Visitei, hoje, juntamente com o vereador Paulo Pinheiro, que é médico como eu, a Maternidade Fernando Magalhães, em São Cristóvão, que sempre foi uma referência em toda a Cidade. 

Essa visita, ocorreu, após denúncias do jornal O Dia, sobre o fechamento da CTI, em virtude das obras de reforma da Unidade. O Secretário Municipal de Saúde afirmou que as obras estariam em andamento, sendo este o motivo do fechamento da CTI.

Quando lá chegamos, alguns funcionários da Unidade de Saúde informaram que o CTI estava pronto e nós, vereadores, constatamos, que tais obras já haviam sido concluídas há quase um mês e que o problema é a falta de médicos.

A unidade de saúde conta com cerca de 170 médicos em plantões de 24h/72h, e cerca de 30 estão em processo de aposentadoria, agravando ainda mais a situação.  

O CTI funciona com 5 médicos, alguns fazendo plantões extras, para poder atender razoavelmente a demanda do hospital. Porém, 4 médicos saíram, e com apenas 1 médico não é possível o funcionamento da unidade. Além disso, hoje, dia 09/02/2015, 17 pacientes grávidas, desde as 9 horas aguardavam atendimento.

Sendo assim,conclui-se que a declaração do Secretário não retrata realidade da Maternidade. 

A prefeitura deve contratar médicos  para suprir a falta destes profissionais, não só nesta Maternidade, mas,também,em toda a rede Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. 

Constatamos,ainda, que o orçamento anual desta Maternidade foi reduzido pela Prefeitura, em cerca de 30% nos


últimos 8 anos.