quarta-feira, 18 de julho de 2012

Saúde Pública : A Prefeitura do Rio MENTE !

Precariedade em hospital de Piedade põe em risco vidas de pacientes, dizem médicos


Os instrumentos cirúrgicos são comprados pelos médicos numa unidade de saúde que sequer tem aparelhos de esterilização. São sintomas de que o Hospital Municipal da Piedade agoniza. Lá, o centro de esterilização não funciona há dois meses, quando foi interditado pela Vigilância Sanitária devido às más condições de máquinas com até 30 anos de uso.

“Trabalhamos na corda bamba, sabendo que há risco de vida para os pacientes porque não temos o básico”, desabafa o clínico-geral Mário Costa. Por conta da precariedade, as cirurgias foram reduzidas em 30% este ano. Os atendimentos ambulatoriais também sofreram queda. Os dois mil atendimentos mensais da Ginecologia em 2011 caíram à metade.

No Hospital Municipal da Piedade, aparelho que acelera os batimentos cardíacos, fundamental no setor de Cardiologia, não funciona há 3 meses .

"Fiz um rateio com outros médicos para comprar tesouras e afastadores cirúrgicos porque não tinha material suficiente para operar os pacientes mais graves”, conta o ginecologista Roberto Carvalhosa, que gastou no mês passado R$ 2 mil nas compras.

Sessenta pacientes aguardam na fila desde março para operações de incontinência urinária porque falta uma fita especial que custa, em média, mil reais.

Defeitos nos aparelhos clínicos são frequentes e atormentam o trabalho dos médicos. Na Cardiologia, o gerador de marcapasso, usado para acelerar batimentos cardíacos, está inutilizado há três meses. “O gerador não funciona mais. Qualquer paciente em um centro cirúrgico pode precisar do equipamento”, explica o cardiologista Robson Ayala.

Desde 2009, com a desativação do centro cirúrgico da Oftalmologia — que já foi considerado um serviço de referência —, há somente quatro salas de cirurgia. “Fazemos revezamento e operamos primeiro os mais graves”, conta Ayala. O centro cirúrgico foi fechado após apresentar mofo e infiltrações nas paredes.
O mais espantoso é que , nos comerciais de autopromoção , gastando o nosso dinheiro para ludibriar os eleitores , a Prefeitura do Rio apresenta um quadro bem diferente nas unidades de saúde . ISSO É UMA VERGONHA !