quarta-feira, 18 de julho de 2012

Recolhimento nas Cracolândias do Rio tem sido com enxugar gelo.

Uma semana após ação da secretaria, cracolândia de Madureira volta ao normal


Apesar de a secretaria de Assistência Social (SMAS) negar que o trabalho de recolhimento de pessoas em situação de rua seja de "enxugar gelo", cerca de 20 pessoas foram flagradas usando crack nas ruas de Madureira, uma semana após os seus agentes recolherem 57 usuários da droga na região.
Homens e mulheres foram encontrados pelo Jornal do Brasil com copos e objetos utilizados para fumar o crack, na Rua Leopoldino de Oliveira, próximo à Avenida Edgar Romero, local da última ação. O grupo usava a droga a alguns metros da Escola Municipal Luís Carlos da Fonseca.

Enquanto isto, a secretaria de Assistência Social recolhia mais 17 pessoas em uma casa abandonada na Avenida Engenheiro Rubens Paiva, na Pavuna.

A coordenadora da secretaria reconhece a cobrança da sociedade sobre o recolhimento das pessoas em situação de rua.
Na verdade , não há uma política de prevenção para o caso das drogas. Há ações policialescas e pirotécnicas com objetivo eleitoreiro. Essas pessoas são tratadas como coisas indesejáveis , e não , como doentes . Trata-se mais de um caso de saúde pública do que uma questão meramente policial . A prefeitura não tem um planejamento adequado para enfrentar o problema como se espera do poder público.