sábado, 30 de abril de 2011

A VITÓRIA DA CORRUPÇÃO .

Delúbio foi expulso do PT porque fez caixa dois ( Mensalão ) , conforme seu depoimento na CPI dos Correios. Na época , ele afirmou que o PT solicitou que as empresas de Marcos Valério realizassem empréstimos no Banco Rural e no Banco de Minas Gerais , porque o Partido não poderia fazê-lo, disse Delúbio . Essa trama teria servido para quitar verbas de campanha e, depois , para "comprar " deputados e senadores em apoio ao Governo. Hoje , percebemos que a tal expulsão foi de "mentirinha" . Foi um artifício para minimizar os efeitos do crime e reeleger Lula e , agora , eleger Dilma.

Delúbio está de volta ao seu ninho. Foi reintegrado ao partido com grande festa como se fosse um ídolo , entre palmas e gritos de ordem. Seu retorno triunfal foi aprovado por 72 % dos membros do Diretório e com aval de Dilma , de Lula , de Marta Suplicy, de Eduardo Suplicy e de Berzoini. Foi quase uma aclamação ao engenhoso arquiteto de projeto de Poder do PT.

Parece que o Mensalão do PT já caiu no esquecimnento popular. Os líderes do PT e do Governo apostam nisso. Aliás, Delúbio , na época , disse que " O Mensalão vai se tornar uma grande piada ". E se tornou, pelo que vemos agora.  José Dirceu está no Poder ; Antônio Palocci é Ministro. Por que Dilma não coloca o MARCOS VALÉRIO COMO  MINISTRO DO PLANEJAMENTO ?  Estaria tudo acertado.

ESTATÍSTICAS DISTORCIDAS. POR QUÊ ?

    Ao contrário de dado oficial , latrocínios cresceram em São Paulo. Houve uma elevação pelo menos de 16 % em relação à pesquisa anterior. A estatística oficial do Governo do Estado apontava para queda de 12 % , mas ao menos sete casos ficaram fora da contabilidade.

O Chefe da Polícia Civil admitiu ontem que há falha nos registros de boletins de ocorrência que  precisa ser corrigida para evitar distorções. As falhas são ocasionais ou intencionais ?

Se acontece em São Paulo , por que não admitir que ocorra o mesmo no Rio de Janeiro. O Comando da Segurança Pública diz que a criminalidade no Rio caiu , mas a sensação que se tem não é essa. É bom ficarmos de olho , porque a manipulação de estatísticas em qualquer setor da atividade humana ilude as pessoas e serve para promoção de alguns.

CHURRASCO COM DINHEIRO PÚBLICO ?

Não somos contra o MST pressionar o Governo para realizar a reforma agrária , ocupando terras , dependendo de quais sejam e como sejam essas ocupações. Consideramos válidas as pressões sociais , reivindicando os direitos consagrados em nossa Constituição e que são fruto da História da nossa Sociedade , mas que ainda não foram atendidos por incompetência dos governos , má votande política , corrupção e por outros artifícios que concentram a riqueza nas mãos de uma minoria em detrimento da grande massa popular sofrida e desamparada . Muitas vezes, o grito é a única alternativa para sermos ouvidos ,O Censo feito pelo IBGE e publicado ontem revela as disparidades no País.


As greves , as paralisações em geral , as passeatas , os protestos diversos são chamamentos à realidade em que vivemos de Injustiça Social. São manifestações que desejam alertar não só os governantes , mas a população em geral para temas que parecem não ter importância , porém afetam muitas pessoas e , portanto, são dotados de dimensão enorme. Os gorvernantes precisam ser sensibilizados e até forçados sim a cumprir o seu papel, tudo dentro da legalidade.

Há , entretanto , uma distância muito grande entre os movimentos que brotam do seio popular e a manipulação político-partidária-eleitoral que alguns membros do Governo e do Partido do governo têm insuflado. É o caso que ocorreu recentemente na Bahia . Como explicar o fato de o governo da Bahia fornecer gratuitamente 600 quilos de carne por dia , e verduras para alimentar cerca de 3000 sem-terra que invadiram o prédio da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária , em Salvador ? Além disso , foi oferecida aos invasores uma infraestrutura com 32 banheiros químicos , dois chuveiros improvisados e toldos.Tudo pago com o nosso dinheiro (dinheiro público) decorrente da cobrança de impostos. Esse dinherio não seria para Educação , Saúde e outros serviços de interesse público ? Não são valores que serão fiscalizados pelos Tribunais de Conta?

O Governador da Bahia é do PT . Esse Partido é primo do MST . Então, o Governador da Bahia é primo do MST ? Seria uma nova modalidade de"nepotismo" ?

Há um clima de camaradagem entre os sem-terra e a Secretaria de Agricultura da Bahia que incomoda todo mundo. .Além de carne , foram fornecidos feijão e arroz.

Nas democracias , os movimentos que surgem dos grupos sociais não têm a generosidade estranha do que ocorreu nesse caso. Isso parece cooptação. Não há legitimidade nesses movimentos em conluio com o Poder Estatal. O papel do Estado não é estimular as invasões. É promover as negociações antes que os conflitos se instalem.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

OBRAS DA COPA - ATRASOS DELIBERADOS .

O Presidente da FIFA , Joseph Blatter , declarou que está muito preocupado com os atrasos nas obras dos estádios , dos aeroportos e de todas as condições para oferecer uma infraestrutura capaz de tornar a Copa do Mundo de 2014 , no Brasil , um sucesso. Como a FIFA é uma entidade superavitária , muito organizada e com planejamentos e execuções sempre bem sucedidos , Batter externou o pensamento de todas as pessoas que desejam um evento esportivo com legados de alto nível para a população e um momento esportivo de bom nível social e econômico além de exitoso financeiramente para a FIFA e para a CBF, é claro..


Mas Blatter só disse isso porque não conhece as autoridades brasileiras. Não há atraso ocasional. Muito ao contrário .Tudo está muito bem planejado. Os atrasos são tão lucrativos para os que comandam esses eventos como os sinistros naturais decorrentes de desabamentos , enchentes e outras desgraças. Para a população sofrida , isso é ruim , mas para os megaempresários e para as autoridades corruptas , é um mecanismo fácil de enriquecimento , por meio de obras de grande porte em caráter emergencial, sem licitação , sem controle e sem fiscalização. QUE BELEZA !!! Dessa forma , surgem os financiamentos de campanhas eleitorais milionárias. Algumas aparecem até com placas iluminadas com luzes espetaculares, Veremos isso já em 2012. É só aguardarmos.

Para ratificar o que afirmamos agora, basta lembrarmos que o nosso ex-Presidente chegou ao absurdo de condenar ( ungido pelo seu alto índice de popularidade , ainda que produzida ) os órgãos de controle e de fiscalização das obras eleitoreiras do PAC. Os membros da Controladoria Geral da União (CGU) , do Tribunal de Contas da União ( TCU ) e do Meio Ambiente ( IBAMA ) sofreram muito desgaste na época . Foi dito que eles atrapalhavam , com a fiscalização e o controle , a geração de emprego e desenvolvimento do País . Pensávamos que essa "ERA DE GASTOS ABUSIVOS " do dinheiro público , fruto dos impostos que pagamos ( e que são muitos) havia ficado para trás . Contudo , para nosso espanto ( ? ) o atual Governo , atendendo aos interesses dos que organizam a Copa do Mundo , volta à mesma prática de atropelar os dispositivos constitucionais. Vão inibir as ações da CGU , do TCU e do IBAMA. será outra FARRA DE Gastos . A concentração de renda se acentuará em pouco tempo. E ela já é uma das vergonhas do Brasil.

As chamadas flexibilizações de regras para licitações só favorecem a quem tem interesse em fraudar para enriquecer . Não haverá mecanismos para FISCALIZAÇÃO e CONTROLE. A Corrupção ganhará campo e a miséria do Povo se acentuará . Em nome do sentimento do povo brasileiro pelo futebol e da paixão pela Seleção Brasileira , tudo de mau no campo da desonestidade vai proliferar. Falam tanto em privatização , em terceirização etc . Por que a FIFA e a CBF não entregam esses eventos exclusivamente às empresas privadas ? Se estamos atrasados , deixemos que a FIFA tão competente em gestão se associe aos megaempresários e dê esse presente ao POVO BRASILEIRO que tanto prestigia o Futebol. Deixe o Governo tratar da Educação , da Saúde ,da Habitação , do saneamento, dos aposentados etc Do contrário , mande a Copa para a Síria ou para a Líbia. E nós a veremos pela TV ao sabor de churrasco em nossas casas confortavelmente. O que não se pode é gastar o dinheiro do Povo sem CONTROLE .

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Quais são as prioridades da Prefeitura do Rio ?

Se uma pessoa acometida por problemas cardíacos ou renais , em lugar de procurar os médicos especialistas para sanar suas moléstias , se submete a uma cirurgia estética para embelezamento da pele da sua face , deixando de lado o coração e os rins , corre o sério risco de sucumbir muito cedo. A escolha da prioridade não foi oportuna nem feliz . Pode-se procurar o embelezamento , mas , antes , manda o bom senso , deve-se procurar a cura dos órgãos vitais.



A Cidade do Rio de Janeiro se situa geograficamente entre o mar e a montanha ; apresenta altos valores térmicos e , constantemente , é afetada por chuvas de elevados índices pluviométricos. Historica e socialmente , as ocupações de suas encostas , causando desmatamento e implantando constuções habitacionais que desviaram , esconderam ou assorearam os leitos dos rios e dos córregos , tornaram a Cidade vulnerável às enchentes. É sabido que a inevitável construção de vias asfaltadas e calçadas cimentadas impermeabilizaram o solo , reduzindo a penetração da água no mesmo. Quantos prédios foram construidos sobre os rios , estreitando seus leitos , facilitando o acúmulo de lixos sobre eles lançados ? O fluxo de água em seu trajeto natural ficou comprometido. As águas que descem pelas encostas dos morros ou as águas das chuvas que incidem no solo impermeável promovem elevação de volume , de velocidade e de pressão sobre os obstáculos que encontram.


Se o Poder Público não investir em soluções para favorecer o fluxo hídrico e impedir , por via de consequência , que a Natureza cumpra seu papel conduzindo as águas aos mares , os desabamentos , as enchentes , os estragos e as mortes se repetirão. Todo ano é a mesma história. Sabe-se a época e os pontos da Cidade são conhecidos , mas os problemas se repetem. Tratar desse tema com seriedade não atrai os governantes , porque não tem o peso eleitoral das obras superficiais de maquiagem ou de asfaltamentos que são úteis , é claro , mas não são a questão maior. Quantas pessoas ficaram presas no trânsito e não puderam voltar para casa em decorrência dessa última chuva , mesmo estando em asfalto liso?


É evidente que nós motoristas ficamos felizes com o asfalto liso, mas isso só não basta. É a maquiagem sem tratar dos problemas profundos. Por que não fazer as duas coisas se há verbas para tal ? A primeira ( o asfalto liso) dá visibilidade eleitoral à cata de votos com maior eficácia. Todos sabemos disso, mas é preciso acabar com esse inferno das enchentes por falta de investimento nas prevenções. Há poucos meses , houve obras na Grajaú-Jacarepaguá. Por que não houve previsão de queda de uma pedra daquele tamanho no meio da pista ? As pessoas perdem casas , carros, eletrodomésticos, camas , sofás ; os comerciantes fecham suas portas e o caos se intala.


Um relatório do Tribunal de Contas do Município revelou que , em 2009 , a despesa da Prefeitura do Rio com prevenção e controle de enchentes , apesar de ter ocorrido o crescimento da despesa autorizada , ficou em um patamar muito abaixo do observado anteriormente. Dos R$131,4 milhões que a PREFEITURA estava autorizada a gastar na implantação do sistema de drenagem das bacias hidrográficas , só foram usados R$ 22,3 milhões ( 17 % ) . E dos R$ 9 milhões que poderiam ter sido investidos em gestão , pesquisa e desenvolvimento de projetos de drenagem urbana , só foram empregados R$ 2,7 milhões ( 30,64 %). Não é má gestão ? Os recursos existem...

O MASSACRE DO PARADISO.

O condomínio Bosque Paradiso , na Estrada do Rio Grande , na Taquara , em Jacarepaguá , será desapropriado para a construção do Corredor Transolímpico. Na área de mata nativa são encontradas aves raras e inúmeros outros animais que deveriam ser preservados na Ecologia do Bairro , mas que ,com a ação predatória prevista , sofrerão mais essa tormenta pela ação desmedida do Homem que , depois , reclama da Natureza como se suas ações não provocassem as reações da Lei Normal da Existência. Será mais um MASSACRE À NATUREZA de forma desmedida e inconsequente. Não haverá respeito ao Meio Ambiente nem às pessoas que lá moram..


A intervenção trará riscos ambientais , já que o Projeto levará ao desmatamento de áreas próximas ao Maciço da Pedra Branca. O Original do Transolímpico previa a construção de um túnel sob o maciço , com 3800 metros de extensão , passando por baixo das moradias. O túnel foi encurtado para 1800 metros , com a construção de viadutos que cruzarão o condomínio citado , sob a alegação de economizar custos. Economizar para quem ? Quantas famílias terão toda uma vida de trabalho jogada por terra ? Como ficarão os laços afetivos daquelas pessoas que ali convivem há cinco anos , tanto do ponto de vista humano com os vizinhos quanto no relacionamento com o habitat que escolheram , sem que ninguém , anteriormente, lhes dissesse sobre o perigo da escolha ? Em nome de quem , podemos atropelar os valores das pessoas ? Será que deve ser sempre assim ? Nós ( Governo ) mandamos porque sabemos o que é melhor para vocês ? A arrogância com que as autoridades abordam o tema é de espantar. Em nome do interesse público , se tornam intolerantes ao diálogo e dissimulados.

No Recreio dos Bandeirantes , 40 famílias estão na Justiça contra o trajeto da Transoeste e questionam as indenizações que não são justas , pois os valores , segundo os moradores e proprietários , são irrisórios . Será que no Bosque Paradiso o tratamento não será isonomicamente negativo em relação ao pessoal do Recreio ? Até onde sabemos , as indenizações por parte do Estado nunca são compatíveis com os valores que esperamos.

O fato é que os prejuizos advindos de projetos não discutidos ( ou discutidos sob cllima de terror , sem oportunizar debates ) com os interessados para atender aos promotores dos Jogos Olímpicos de 2016 nos levam a pensar que seria melhor acompanhar esses eventos pela TV. A população não pode ser apanhada de surpresa com alterações de projetos , com medidas que só favorecem aos megaempresários , com iniciativas agressivas ao Meio Ambiente em uma Cidade que já tem seus problemas decorrentes do desmatamento e das ocupações irregulares , sem se ter a certeza de que os legados serão efetivamente compensadores.

A nossa vida já não é tão longa assim. Se nossos sonhos forem dilapidados; se nossos empreendimentos e nossas conquistas forem desprezadas e destruidas a cada governo que assume e inventa algo para mostrar serviço , será que o Estado está fazendo seu papel previsto no chamado Contrato Social dos filósofos que o defendem ? Ou será que o Estado está apenas a serviço de um grupo mais afortunado ? Há momentos que chegamos a pensar se vale a pena tantas mudanças na Cidade pelos inúmeros sacrifícios impostos aos cidadãos.

terça-feira, 26 de abril de 2011

ESCÂNDALOS NO SETOR PRIVADO DE SAÚDE.

A Constituição Brasileira permite a livre iniciativa e a concorrência no Mercado. Até aí , tudo ótimo. Ela , em nenhum momento, afirma que os serviços essenciais como Saúde e Educação sejam exclusivos da Iniciativa Privada. Por isso, sempre defendemos a participação do Estado de forma efetiva e com qualidade nesses serviços , sem prejiuizo aos empresários que atuam de maneira correta nesses campos. Uma parcela da população é quase como um "monopólio do setor público" , uma vez que a única alternativa para os mais carentes é a assistência do Estado. As crianças das famílias economica e financeiramente menos favorecidas necessitam das escolas públicas ( talvez sua única alernativa ) , assim como para muitos doentes só resta o atendimento público de saúde.


Infelizmente , entretanto , há os que defendem a ideia da ausência total do Estado nesses setores. Para eles ,em lugar de pugnarmos pela boa gestão , é mais cômodo entregar as escolas públicas , os hospitais e as demais unidades de saúde pública ao empresariado. Seria como o pai que não conseguindo educar seu filho por absoluto descaso e por incompetência contrate uma pessoa para tal . Em defesa da nossa argumentação , temos inúmeros casos que justificam a afirmativa de que não se resolvem esses problemas dessa maneira. A Light , a Supervia , as Barcas , o Metrô não estão prestando serviços de qualidade à população. Privatizar não é se ter a certeza de melhoria de gestão em benefício dos usuários.

Nos últimos dias, policiais da delegacia do Consumidor ( DECON ) encontraram 240 quilos de alimentos e remédios fora da validade em quatro hospitais particulares no Rio de Janeiro. Durante a "Operação UTI ", 6 unidades hospitalares foram vistoriadas. Quatro nutricionistas e um farmacêutico foram presos em flagrante por crime contra as relações de consumo. No Hospital Amiu , em Botafogo , os agentes encontraram pomadas vencidas desde 2009 e fios de sutura de operações cardíacas com prazo vencido desde dezembro. Também havia alimentos sem procedência no estoque.

No Hospital Barra D'OR , cerca de 170 quilos de alimentos sem etiquetas de identificação , de origem e de validade foram inutilizados. No Centro Pediátrico da Lagoa , os policiais localizaram macarrão e leite em pó com validades vencidas. No Hospital Pasteur , no Méier , havia carne fora do prazo de validade. No Centro Pediátrico da Lagoa , um menino ingeriu iogurte com validade vencida. O pai guardou a embalagem e denunciou. A Blitz do Decon revelou que a rede privada também sofre das mesmas mazelas atribuidas à rede pública.Tudo isso foi publicado no dia 15 de abril em Jornal de grande cirdulação no Rio de Janeiro.

Os problemas estão na falta de fiscalização do Poder Público que alimenta a corrupção , o enriquecimento ilícito e todos os crimes contra o consumidor indefeso. Então , em lugar de se discutir privatização , vamos debater sobre FISCALIZAÇÃO E CONTROLE.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

MOMENTO DE PÁSCOA.


Aproveite o período da Páscoa para refletir sobre a possibilidade de experimentar a Felicidade , sem ter que se curvar aos impulsos avassaladores e inegavelmente sedutores do CONSUMISMO DESENFREADO e ALIENADOR que escraviza a cada um de nós que nos deixamos dominar pelas tentações e ofertas comerciais.

Reflita sobre a Família ; sobre os Valores Éticos e Morais ; sobre o Canto dos Pássaros ; sobre o Alvorecer e o Por do Sol ; sobre a Beleza das Pétalas e o Perfume das Flores ; sobre o Convívio Harmonioso com seus Parentes e Amigos ; sobre a Beleza do Luar e das Estrelas do Céu ; sobre a Simplicidade dos Lírios do Campo ; sobre Você Mesmo e sobretudo sobre A OBRA DE DEUS.

Pare , eleve seu pensamento aos céus e ore pelos que se encontram enfermos nos hospitais ; pelos que estão dominados pelas drogas que destroem suas vidas e suas famílias ; pelos que sofrem com as guerras fraticidas pelo mundo afora ; pelos que têm fome e sede de Justiça ; para que todos tenham acesso aos avanços da Ciência e da Tecnologia ; para a erradicação da FOME no Mundo ; para que a Generosidade , a Fraternidade e o Amor venham nortear as nossas ações. E você será FELIZ...

Veja o quão pequenos nós somos diante do Universo; diante do Criador ; diante da Natureza a que tanto agredimos. Olhe no espelho e responda a você já experimentou o prazer de andar descalço pela sua casa ou pela sua calçada , sem ter que se prender ao computador , às contas a pagar, aos lucros que pretende obter . Já se sentou na varanda para ler um livro , apreciar uma obra de arte ou ouvir uma música ou simplesmente não fazer nada e relaxar por alguns instantes ?

Já parou para contemplar as ondas do mar , o sopro dos ventos , o barulho emitido pelas cigarras ao entardecer ou a mata verde que cobre o morro no final da rua onde você mora ? Já parou para ouvir os idosos de sua casa ou qualquer outro que precisa falar com alguém e não é ouvido ? Já deu atenção às falas das crianças e às suas brincadeiras puras e , portanto , não contaminadas pelas " doenças" que nos levam aos desatinos pela conquista custe o que custar ?

Verifique se você está sendo útil a você mesmo e aos que o cercam que tanto precisam de seu carinho, de uma palavra sua , de sua atenção ao ouvi-lo ou de uma oração.

Você pode ser feliz ao fazer as pessoas felizes.

Aproveite esse momento de PAZ e tenha uma BOA PÁSCOA.



terça-feira, 19 de abril de 2011

O GOLPE NA APOSENTADORIA DOS SERVIDORES DO RIO.

O Prefeito da Cidade quer dar um golpe mortal na aposentadoria dos servidores municipais do Rio de Janeiro. Ele está pressionando os vereadores a ele ligados e quer votar o Projeto de Lei Complementar 41 ( PLC -41 ) imediatamente. A Imprensa divulgou essa agressão aos servidores no dia 4 de abril.O Prefeito considera essa votação como prioritária. O PLC 41 modifica para pior a previdência dos servidores do Município do Rio , retirando os direitos que diferenciam a previdência do serviço público e a do regime geral de previdência ( INSS ). Com esse PLC , serão extintas a integralidade ( direito de se aposentar com salário integral ) , a paridade ( direito de ter reajuste igual aos servidores ativos ) - e serão apenas 70 % do salário para pensionistas.


Em 2010 , a Prefeitura do Rio fez um empréstimo com o Banco Mundial no valor de US$ 1 bilhão e 45 milhões. Um dos critérios para esse empréstimo era que a Prefeitura seguisse a recomendação do Consenso de Washington de Estado Mínimo e , reformasse o modelo de previdência dos servidores. Por isso , a criação do PLC 41 , que , ao contrário do que foi divulgado , não atingirá apenas os novos funcionários , e sim , todos os servidores municipais do Rio de Janeiro. NINGUÉM PODE ACREDITAR QUE O ATUAL PREFEITO QUEIRA FAZER UMA REFORMA PENSANDO NOS BENEFÍCIOS QUE O PREFEITO DA CIDADE , em 2041, obterá com a medida atingindo apenas os novos servidores. Ele quer ganhos PARA HOJE. E , por isso , TODOS SEREMOS IMEDIATAMENTE ATINGIDOS , ou seja , ATIVOS E INATIVOS.

Agora , o Prefeito apresenta um Plano de Solvência do FUNDO , tentando " CASAR" essa discussão com a necessidade da Reforma da Previdência. A alegação da Prefeitura de que a Previrio não tem verbas não é verdadeira. Lembram-se de que , no início desse Governo , houve uma aplicação da PREVIRIO em uma empresa de credibilidade duvidosa ? Como não tem dinheiro agora ?

Nas escolas , há uma indignação dos profissionais de Educação contra as inúmeras e repetidas tentativas desse Governo para abrir as portas das unidades para entidades e organizações do setor privado como Fundações e ONGs. Há um deficit de mais de 10 mil professores e de 12 mil funcionários , como merendeiras , agentes administrativos , porteiros e inspetores de alunos. Como o maior contingente de servidores está na Educação Municipal , há necessidade de uma grande mobilização para impedir esse GOLPE NA APOSENTADORIA.



Vamos acompanhar a Votação do PLC 41 ( se ela ocorrer ) e guardar os nomes dos VEREADORES QUE APROVAREM ESSE ABSURDO , ESSA AGRESSÃO AO FUNCIONALISMO MUNICIPAL.



Será que , por ódio ,não sai o Plano Inclinado da Penna ?

A reportagem do Jornal Nosso Bairro , de abril/2011 ,destaca o fato de as obras para construção do novo acesso à Igreja de Nossa Senhora da Penna , localizada no topo da Pedra do Gallo , na Freguesia , em Jacarepaguá ,estarem paradas há quase dois anos. Em um trecho da mesma , um dos membros da Irmandade da Igreja, Jorge Cesário destacou a importância do Projeto defendido pelo ex-vereador Célio Lupparelli e que contou sempre com o apoio do também ex-vereador Ivan Moreira (os dois são membros da mesma Irmandade da Igreja) .Todas as medidas administrativas e financeiras já estavam definidas no final da gestão César Maia e o atual comando da Prefeitura não deu prosseguimento e nada explicou à população. Nenhum vereador da atual Legislatura também se interessou em cobrar do Prefeito o início das obras.


Segundo o Jornal, a assessoria do Subprefeito da Barra , disse que "esse era um Projeto do ex-prefeito; uma promessa de CESAR MAIA e , na atual gestão , essa quesrão não foi ainda colocada em pauta". Como moradores do Bairro e sabendo dos benefícios que o Plano Inclinado (ou um Teleférico) trrará para Jacarepaguá, LAMENTAMOS E REPUDIAMOS essa desastrosa nota. A PROMESSA NÃO É DE CESAR MAIA. Essa questão foi amplamente discutida com a população (coisa pouco comum nos dias de hoje) nas reuniões do Conselho-Governo-Comunidade quando estávamos à frente da Administração Regional de Jacarepaguá. Recolhemos cerca de 10 mil assinaturas em apoio. Portanto, não houve uma promessa do EX-PREFEITO. Houve iniciativa popular , encaminhada pelo Vereador que sensibilizou o então Prefeito.

O Plano Inclinado (ou o Teleférico) trará desenvolvimento econômico para a Freguesia , para o Anil , para o Pechincha , para Gardenia Azul , para Taquara , porque possibilitará que todos possam ter acesso ao topo do Morro onde se situa a Igreja , mas os idosos e os deficientes serão os mais contemplados.Além de movimentar a economia local , promoverá o turismo , a cultura e a religiosidade. De lá , temos uma vista privilegiada.

Preferimos acreditar que essa nota de péssimo teor tenha sido passada ao Jornal por um acessor da subprefeitura desinformado e irresponsável, sem o conhecimento do seu Chefe. Se assim não for , vamos deduzir que o ÓDIO está norteando os planos de ação da atual administração. A nota tem um caráter revanchista bem explícito. Não se pode , por conta de eventuais litígios políticos , retaliar os rivais da política de modo a prejudicar toda uma população que sempre foi generosa demais com o grupo que , hoje,,comanda a Prefeitura.O PLANO ICLINADO (OU O TELEFÉRICO ) É UMA VONTADE DO POVO DE JACAREPAGUÁ e não pode ser tratado como menos relevante por definições juvenis de pauta ou com o desdém que a medíocre explicação , em nota , procura justificar a falta de vontade política.

Assim como o Plano Inclinado , na época , solicitamos ao Prefeito Cesar Maia , a construção de equipamentos como a LONA CULTURAL DO BARRO VERMELHO , DA VILA OLÍMPICA DO MATO ALTO , DO PARQUE URBANO PINTO TELLES e a REFORMA DA IGREJA DE NOSSA SENHORA DO LORETO. Todas concluidas. e todas chegaram ao Sr César Maia , através do ex-Vereador , após ouvir os apelos da Comunidade.

Vamos amadurecer politicamente ? A população não pode pagar o preço por desavenças e lutas políticas.Ela é a grande razão de todos nós estarmos na Política. ELA NOS PAGA PARA ISSO. Paralisar obras ; dar andamento lento para concluir obras ou não realizar as obras aprovadas e licitadas por desforra é infantilidade.

Que DEUS E NOSSA SENHORA DA PENNA ilumine os que caminham pelas trevas da "Política Pequena".

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Ilegalidades nas Clínicas da Família ?

Os casos de ilegalidades nos serviços públicos estadual e municipal, por má gestão ou negligência , começam a preocupar a população. Há poucos meses, foi decoberto o caso do falso coronel que chegou a comandar ações policiais , a treinar policiais e a participar de reuniões sigilosas do Comando da Segurança Pública , após ludibriar as autoridades de diversos setores especializados. Desmascarado , foi preso , mas recebeu da Mídia, tratamento de autoridade, na medida em que foi entrevistado com pompa em programas de grande audiência em TV. Agora, está sendo incentivado a escrever um livro contando sua trajetória ,sob o título "As Gemadas do Coronel sem Estrelas", e a qualificar os policiais em quatro tipos: inteligente com iniciativa , inteligente sem iniciativa , burro sem iniciativa e burro com iniciativa, além de questionar a própria formação na Polícia Civil. Trata-se de uma inversão de valores. Onde estamos? Depois, quando aparecem os monstros nas escolas, ficamos ou fingimos ficar perplexos , pois o tempo tempo, admiramos, enaltecemos e reverenciamos os mentirosos, os espertos ,os que gostam de levar vantagem em tudo, os malandros , os corruptos e os vagabundos.


Hoje , os jornais publicam casos de pacientes de Clínicas da Família que são examinados e medicados por profissionais de enfermagem na Zona Oeste. Em vez de médicos , quem atende são os enfermeiros. Os pacientes destas clínicas em Sepetiba e em Santa Cruz , afirmam que , no lugar de médicos ,são enfermeiros que atendem , examinam e até prescrevem nos consultórios. Esses profissionais de enfermagem atendem e depois liberam os pacientes sem supervisão de médicos. Ainda segundo as reportagens , enfermeiros assinam pedidos de exames como hemograma completo e outros. Há ainda o artifício de ,onde há apenas um médico, os enfermeiros atendem , prescrevem os medicamentos, saem do consultório e retornam com a assinatura de um médico que o paciente não teve a oportunidade de ver. Alguns pacientes desconfiados com o diagnótico procuram um médico fora dessas clínicas e são informados de que o diagnóstico anterior era falho.

Membros do Conselho Regional de Medicina ( CREMERJ ) afirmaram que isso é uma ilegalidade, uma forma de enganar a população.Todos vestem branco e ninguém sabe se são médicos ou não. Até os enfermeiros obstétricos só podem atender supervisionados por um médico. O presidente do sindicato dos Médicos de Rio de Janeiro disse: " O médico deve estar presente na sala com a enfermeira. A supervisõa é um ato de presença física do profissional. Não existe supervisão à distância. A enfermeira pode deixar de perceber algo que um médico prceberia". O presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio (Coren-RJ) disse que enfermeiro não pode transmitir prescrição.

Essa é mais uma discussão séria que deve ser avaliada com muito esmero. Onde estão os Vereadores que tratam do tema Saúde Pública ? Onde estão os Parlamentares que têm base na Zona Oeste e não levantam a questão? Estão mais preocupados com os seus Centros Sociais?..

sexta-feira, 8 de abril de 2011

OS MASSACRES NAS ESCOLAS PÚBLICAS.

Registramos nosso LUTO , nossa SOLIDARIEDADE às famílias das crianças mortas brutalmente e elevamos nossas orações a Deus para que as internadas nos hospitais se recuperem. Esperamos também que não fiquem sequelas psicológicas nas famílias e nas crianças da escola agredida e da comunidade no seu entorno.Auguramos que as autoridades , em lugar de chorar , chamar o agressor de " besta" ( isso nós já sabemos) ,tomem as devidas providências para evitar outras tragédias nas escolas..


Queremos reparar as palavras do Sr Prefeito a respeito do que significa "ESCOLA ABERTA". Este termo quer dizer Escola Pública Inclusiva em todos os sentidos. Significa que a Escola Pública é de todos , sem distinção de classe social , de etnia , de credo e de poder econômico. Ela é aberta , também, porque abriga os portadores de deficiência. Ela é ABERTA , porque é de TODOS; é ABERTA porque é do POVO que paga por ela através de impostos. Escola Aberta não é escola de portas escancaradas para circulação de qualquer um como se fosse uma praça pública, principalmente em uma Cidade de elevado índice de criminalidade , a despeito das estatísticas oficiais não mostrarem a verdade e iludirem a população. Ela não é aberta para que o pessoal estranho ao quadro de profissionais de Educação tenha acesso às salas de aula , ao pátio ,à quadra de esportes, por exemplo.Os estranhos têm acesso apenas ao setor administrativo da Unidade Escolar (Secretaria, Direção). Nem mesmo os pais ou responsáveis podem se dirigir diretamente à sala de aula, a menos que acompanhado por uma pessoa da Escola e previamente combinado o motivo da visita.

As nossas escolas públicas carecem de estrutura , principalmente de pessoal. Não há porteiros , coordenadores de turno , orientadores educacionais , supervisores escolares , psicólogos , dentistas nem médicos como antigamente. São muitos os casos de conflitos nas salas de aula entre os alunos e entre alunos e professores ; há conflitos entre pais e professores ; entre pais e diretores ; entre pais e alunos desafetos de seus filhos. As escolas são invadidas por desordeiros e por qualquer motivo. Os professores vivem com medo permanentemente. Não se pode punir alunos desordeiros , porque pais, CREs, Conselhos Tutelares , Mídia e Secretaria de Educação caem de pau em cima das escolas, protegendo os infratores. Não se pode EDUCAR . E PUNIR uma infração é EDUCAR. Se há impunidade , os casos de agressões e de indisciplina aumentam. Não serão os guarda municipais que vão resolver isso. Não serão roletas com detectores de metal que vão resolver isso .O ambiente escolar não é ambiente policialesco. A ESCOLA deve ser um local de alegria , de prazer , de trocas de valores , de conhecimento e de PAZ.. Basta equipar as escolas com o pessoal de apoio especializado em Educação para que , como antigamente, a escola seja um lugar para se estudar.

Durante os recreios , nas escolas que atendem aos alunos do ano sexto ano ao nono ano, os alunos ( geralmente de 400 a 600) são largados nos pátios , sem ninguém para acompanhar , observar e orientar os possíveis desvios de comportamento. Onde estão os inspetores e os coordenadores ? Não há ! Nessa hora , ocorre o tal " bullyng", entre outras problemas. Há uma Política Educacional equivocada de se subtrair valores importantes como Ensino Religioso (laico, é claro) , Valores da Família , Ètica e Moral e Comportamento Social para as crianças e para os adolescentes. Nas escolas particulares , onde estudam os filhos dessas autoridades que ontem apareceram nas TVs , há seguranças, porteiros coordenadores , psicólogos, médicos e tudo mais. Por que a Escola do Povo não pode ter ? As portas das escolas particulares não ficam escancardas e para se ir a uma sala de aula falar com um professor é quase impossível.

A Escola Pública não precisa dos "Amigos da Escola da Globo" estranhos ao quadro da mesma. Precisam da atenção do Poder Público e do seu aparelhamento humano , sem deixar cerca de 800 a 1500 alunos aos cuidados de um Diretor que tem que fazer de tudo. Como se diz na linguagem do futebol, o Diteror (ou Diretora) tem que bater o corner e ir para a área cabecear para fazer o gol. Não dá! Quando fui diretor de escola ,até as merendeiras, os serventes e os porteiros participavam do processo de transmissão dos valores educacionais. Assim, se cria um ambiente de FAMÍLIA que , de uns anos para cá , sumiiu da Escola. Daí, a agressividade constante e crescente. Ao mesmo tempo que ocorria a tragédia de Realengo , em uma escola de Campo Grande, estudantes jogaram bomba malvina na quadra de esportes ferindo cinco alunos. Onde vamos parar ? Não é hora de se discutir a Escola Pública com o pessoal da Educação e parar com os projetos mirabolantes oriundos da SME ?

É evidente que o atirador de Realengo encontrou facilidade para ir até a sala de aula, porque era ex-aluno e estava determinado ao crime. Não era previsível a sua atitude por parte de nenhum de nós .Não há culpa da Escola. Nesse caso específico , Prefeito e Governador não têm culpa, mas temos que levantar essa discussão e evitar a facilidade que todo mundo encontra para chegar até as salas de aula pondo em risco a segurança de professores e alunos , porque ,se um diretor impede ou dificulta a entrada de qualquer estranho na Unidade, ele vai à CRE e encontra respaldo.Os diretores não têm autonomia para barrar. Isso não é ESCOLA ABERTA ; é insensatez.

terça-feira, 5 de abril de 2011

EDUCAÇÃO EM CRISE - JORNAIS IMPRESSOS E TVs COM CREDIBILIDADE EM RISCO.

EDUCAÇÃO EM CRISE - JORNAIS IMPRESSOS E TVs COM CREDIBILIDADE EM RISCO


No dia 31 de março de 2011 , os professores das redes públicas estadual e municipal fizeram uma manifestação em passeata com faixas e cartazes no Centro do Rio de Janeiro motivados pela luta por melhores condições de trabalho , por uma política educacional séria , por planos de carreira e melhores salários e contra os mecanismos absurdos e juvenis implementados pelos governos para melhorar , custe o que custar , a posição do Rio de Janeiro no quesito Educação no "ranking" nacional . O pessoal da Eduicação alega que as autoridades estão deixando de lado os interesses pedagógicos e didáticos para enfatizar as estatísticas e tentar sair do vigésimo sexto para o quinto lugar no quadro nacional. Dizem ainda os professores que , em lugar de reconhecer a falta de competência das secretarias de educação , querem jogar nas costas dos professores e dos diretores das escolas públicas a responsabilidade pelo fiasco. Em lugar de diálogo , atiram um amontoado de projetos sem sentido nas escolas.

A despeito do movimento de protesto , as emissoras de televisão e os jornais impressos não deram nenhuma nota sobre o evento de interesse coletivo para que a população tomasse conhecimento das reivindicações , soubesse o caos em que se encontra a nossa Educação e identificasse os verdadeiros responsáveis pela catástrofe. Qual a razão desse procedimento das TVs e dos jornais impressos ? Por que os comunicadores de massa como Dona Cidinha e o Sr Wagner nada falaram ? Os fatos sociais não merecem a cobertura jornalística quando têm elevado interesse público ? Infelizmente , não é isso o que ocorre. Nota-se ,perfeita e cristalinamente , a manipulação maléfica das notícias e o desprezo pelos movimentos populares que incomodam os governantes.Parece haver acordos e acertos espúrios que inibem a independência dos veiculardoes de notícias.

Hipocritamente , falam que a EDUCAÇÃO é o único caminho a ser trilhado por qualquer POVO para alcançar a DEMOCRACIA PLENA , o CRESCIMENTO ECONÔMICO-SOCIAL , a DISTRIBUIÇÃO DE RENDA e a JUSTIÇA SOCIAL. Mas tudo isso é falácia. Na hora do vamos ver , eles se calam ou se encastelam.

Esse procedimento promíscuo de "alianças" entre os governos e os meios de comunicação é típico das ditaduras , onde só as emissoras e os jornais estatais se pronunciam. Também é comum onde as milícias e o tráfico de drogas e armas exercem o Poder Paralelo , pois as rádios e os panfletos comunitários só podem noticiar sob censura dos mandantes. No Brasil , os governos "compram " os veículos de comunicação através de três principais artifícios: perdoando-lhes as dívidas , socorrendo-os com recursos financeiros oficiais ou pagando altos valores por propaganda de autopromoção. Assim , não há independência e sim subserviência. A relação GOVERNO-MÍDIA é PODRE.

Os exemplos do Egito e da Tunísia dominados por ditaduras que oprimiam os povos por mais de três 3 décadas e que tinham os meios de comunicação sob seu controle , mas que foram derrubados por movimentos que eclodiram a partir da utilização das redes sociais ( facebook , twitter etc) devem servir como alerta para os falsos democratas da América Latina. No Brasil ,como ocorreu com o caso do movimento dos profissionais de educação que não tiveram nenhuma atenção , passando como se não tivesse existido , os jornais e as TVs começam a ser analisados pela população com desconfiança. Estão perdendo sua credibilidade. Não há outra saída: ou se tornam independentes ou cairão no vazio. A Internet e as redes sociais vão ocupar esse vácuo e possibilitar que os verdadeiros movimentos de massa se organizem e conquistem seus pletios.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

A DENGUE , O DESCASO E A CORRUPÇÃO.

Enquanto os governantes dormem ( SERÁ ? ) ,os mosquitos e os corruptos fazem a festa e se divertem. Por que a dengue e outros problemas gravíssimos de Sáude não são resolvidos? Por que não há prevenção para casos como o dessa epidemia ? Por que os hospitais , os Postos de Saúde e as UPAs não funcionam ? Por que há grande evasão de médicos da REDE PÚBLICA ? Por que o Posto de Saúde em Senador Camará não tem médico há dois anos ? Por que não há Clínico Geral nem neurocirurgião e muito menos Pediatra em número suficiente nos hospitais públicos , se as faculdades de Medicina formam , em todos os anos, um enorme contingente de profissionais ? Já pararam para pensar ? Quais são as respostas para essas questões , na hora em que o Governo pretende reviver a deplorável e já banida CPMF ( O Imposto do Cheque ) ?


A Controladoria Geral da União (CGU) admitiu que a Saúde tem a pior fiscalização do Governo devido ao controle absolutamente ineficiente das transferências para os Estados e Municípios. As mesmas falhas contaminam o também bilionário orçamento da Educação. Falta transparência no Ministério da Saúde , favorecendo os desvios de recursos. Apenas 2,5 % das transferências da Saúde são fiscalizados. Se não há controle, não há administração capaz de gerenciar a aplicação dos recursos e a mesa está posta para a ação dos CORRUPTOS . E a Saúde Pública agoniza ; e os pacientes MORREM ; e muitos médicos , desapontados ,se evadem do SETOR PÚBLICO .

Segundo estudos realizados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada ( Ipea ) , a população brasileira já percebe a falta de médicos e a demora para conseguir assistência no sistema Único de Saúde. Sem condições mínimas de trabalho e sem salário digno , a evasão de médicos da rede pública é notável. Além disso, o número de interessados em participar de concursos públicos é cada vez menor. O Conselho Federal de Medicina ( CFM) já denunciou que o SUS carece de financiamento e de políticas que promovam a universalização do atendimento médico e que há um subfinanciamento que assola a Saúde Pública do País. Mas como isso vai ocorrer se não há fiscalização no repasse e na aplicação desses recursos? A quem interessa essa balbúrdia : aos Empresários donos de Planos de Sáude ou ao Governo ? Os casos de superfaturamento na compra de remédios e de equipamentos no Rio até hoje não foram devidamente esclarecidos. Aí , surgem os defensores da PRIVATIZAÇÃO .

Além dos desvios financeiros , o SUS é corrompido por informações falsas . O cadastro do Programa de Saúde da Família (PSF) é inflado e o Governo paga por serviço inexistente. Em relação à dengue , o caso é de POLÍCIA . A epidemia tomou conta do Brasil. No Rio de Janeiro , dez municípios registram esse surto epidêmico e os casos da doença publicados e certamente maqueados já passam de 30 mil , sendo que 23 pessoas morreram , sendo sete na Capital . E muito pouco ou nada é feito .Basta citar os casos de CIEPs que têm piscinas desativadas que se transformaram em criadouros de Aedes para se constatar a irresponsabilidade oficial . Em Campo Grande , carcaças de carros da Polícia Civil acumulam água da chuva que viram focos do mosquito. Como conscientizar a população se o PODRER PUBLICO é relaxado ? O erro está nos três níves de Governo ( FEDERAL , ESTADUAL e MUNICIPAL ). E,pasmem , ainda querem voltar com a CPMF , não para tratar da Saúde Pública ,pois ,para ela já há recursos suficientes , embora mal gerenciados , mas para alimentar os CORRUPTOS.